Display da Impressora 3D – Oque faz cada opção

São tantas opções, o que fazem cada uma das funções que aparecem no display da impressora 3D?

Cada vez mais funções aparecem no display, você sabe mexer em todas elas?

Display da Impressora 3D – Oque faz cada opção

Introdução

Existem dois principais tipos de displays para impressoras 3D, os controlados por botões e os touchscreens.

As funções presentes em ambos displays em sua maioria são as mesmas, oque muda mesmo é só o design.

Nessa ilustração nos basearemos nos tradicionais displays controlados por botão.

Algumas funções podem não ser encontradas nos displays touchscreen, mas a tendência é que com o tempo tudo fique igual e também, que cada vez mais, funções que antes só eram possíveis de serem acessadas pela programação direta do Marlin possam ser acessadas no próprio display.


Antes das configurações – Assim que você liga a impressora 3D a primeira coisa que aparece e dura apenas alguns segundos, é uma imagem que normalmente é a logo da marca da impressora.

O legal é que essa imagem pode ser mudada para qualquer outra. Em breve artigo aqui no Blog Acelera3D.

Info Screen/Tela de Status

Display da Impressora 3D - Oque faz cada opção 1

Logo após a imagem é mostrado vários números que para um iniciante pode ser muito confuso.

Primeiro a temperatura do bico, um dos números se trata da temperatura atual, por exemplo, se você acender um isqueiro e direcionar o fogo para o bico, o termistor presente ali perto notará a mudança e mostrará no display.

Já o segundo número se trata da temperatura desejada, a mesma que foi escolhida lá enquanto você editava o arquivo no fatiador. Então, se acabou de ligar a impressora e não escolheu nenhum arquivo para imprimir, essa temperatura ficará em zero.

Se utiliza mesa aquecida também é possível ver sua temperatura que segue a mesma ideia do hotend, uma para temperatura atual e outra a desejada.

Abaixo disso você encontrará a posição do bico em relação às coordenadas X, Y e Z.

Caso esteja vendo pontos de interrogação isso é normal, pois quando se liga a impressora ela não sabe exatamente onde está o hotend, então, para resolver isso basta fazer um home, vamos explicar oque é isso mais adiante.

Também é possível ver uma porcentagem com o ícone FR. Esse é o Feed Rate. Ou seja, a velocidade de impressão. Se está em 100% ele imprimirá na exata velocidade que você determinou no fatiador. Se está 50% imprimirá na metade e assim por diante. Então é uma função muito útil. Uma coisa que pouca gente sabe é que caso o seu display utilize botão giratório, basta gira-lo que o feed rate será atualizado.

Ainda nessa mesma tela é possível ver o progresso de impressão com um ícone do cartão SD. E por fim, os textos que aparecem na parte debaixo mostram o status atual da impressora.


Apertando o botão aparecem as opções do menu, essas primeiras que aparecem funcionam como seções, ou seja, apenas te direcionam para configurações específicas. Exemplo:

Prepare

Nessa seção temos as configurações que você pode precisar para fazer testes ou preparar para impressão.

Move Axis

Como o Move Axis para mover eixos específicos da impressora 3D. Movimentos esses que podem ser de 0,1 até 10mm.

Auto Home

Temos Auto Home que soluciona aquele probleminha que citamos no início sobre os pontos de interrogação na posição do bico. Essa solução é feita de maneira muito simples e inteligente, ao selecionar esse comando a impressora avisa aos eixos X, Y e Z para irem em direção ao endstop o sensor de fim de curso, ao bater nele sabe-se que aquele eixo está na posição 0 e então agora a impressora sabe onde está o bico.

Esse procedimento é feito de forma automático toda vez que inicia uma impressão.

Você pode também fazer o home para eixos específicos.

Home offsets

Pode também, configurar o home offsets, que serve para definir as compensações relacionadas ao quão além o bico consegue chegar da posição 0 da mesa que para impressoras FDM é o canto inferior esquerdo. Muitas vezes essa é a solução do problema daqueles que não conseguem imprimir no centro da mesa. Então já se inscreva no canal, pois esse é assunto para outro vídeo.

Disable Steppers

Algo que você vai usar muito enquanto estiver fazendo o nivelamento da sua mesa. Essa opção desliga os motores de passo e com isso você poderá movimenta-los mesmo com a impressora ligada.

Preheat PLA/ABS

Por último na seção de preparação temos o Preheat, ou seja, o pre aquecimento para PLA ou ABS. Para as versões mais novas do Marlin é possível escolher oque exatamente quer pre-aquecer, apenas o hotend, apenas a mesa ou ambos.

Control

Na seção de controle, você tem as configurações para alterar coisas bem específicas na impressora.

Temperature

Primeiro em TEMPERATURE podemos alterar as temperaturas do bico e da mesa e em fan speed a velocidade do cooler da peça que vai de 0 á 255.

Preheat PLA/ABS configuration

Configurações também específicas para o Preheat do PLA e ABS que citamos anteriormente. Podendo alterar o bico, mesa e velocidade do cooler.

Motion

Em MOTION temos subseções de velocidade, aceleração e Jerk(que a partir do Marlin 2.0 passa a ser expressado por meio do junction deviation), esses parâmetros na grande maioria das vezes passam intocados por parecerem algo complexo, em resumo, velocidade é mudança de posição no tempo, aceleração é mudança de velocidade no tempo e jerk a mudança de aceleração no tempo. Juntos eles fazem muita diferença na qualidade final das impressões.

Steps/mm

Ainda na subseção Motion temos os Steps/mm, eles se referem a quantos micro passos o motor deve dar para mover 1 mm daquele eixo específico. É comum que essa configuração venha correta de fábrica, porém, é importante fazer um checagem e se trocou alguma peça como a extrusora essa checagem é fundamental. O nome desse procedimento de verificação dos steps se chama calibração dos eixos e você ainda vai ouvir falar muito sobre isso.

Filaments

Na seção de filamentos, é provável que encontre a opção “E in mm3”, essa opção deve ser deixada desligada e, na verdade, nem deveria ser colocada no display.

Algumas outras configurações como a alteração do valor de K podem aparecer nessa seção, para isso veja o nosso vídeo sobre Linear Advance.

Store Settings

No final, temos funções relacionadas ao EEPROM que só vão aparecer caso esteja ativada no firmware, o EEPROM é como se fosse um pendrive embutido na placa para salvar alguns pequenos dados na própria impressora.

Em store setting, salvamos todas as alterações feitas.

Em load carregamos o seu último salvamento, algo que pode ser útil caso tenha feito alterações que tenha se arrependido e não quer resetar a impressora.

Em initialize EEPROM as configurações voltam para o que está configurado no firmware.

No TF card / Print from TF

As útlimas funções dentro da seção de controle são para caso sua impressora utilize cartão SD para o carregamento de arquivos, você verá opção de “No TF card” quando não estiver com o cartão conectado e de “Print from TF” quando estiver conectado.

Init. TF card / Change TF card

Também aparecerão as opções de inicializar o cartão para caso tenha o colocado com a impressora ligada e a opção de mudar de cartão caso tenha removido-o.

About the Printer

Dependendo da opção do fabricante você poderá ver essa função, ela mostra alguns dados da impressora como a versão do Marlin que está usando.

Tune

Durante a impressão é possível encontrar essa opção que controla ao vivo certas funções como as tradicionais, velocidade, temperatura do bico e da mesa, velocidade do cooler, e outras exclusivas como o fluxo.. que pode ser útil caso a peça esteja com muita ou pouca extrusão e o babystep Z que pode ser muito útil pois lhe permite fazer correções da altura do Z ao vivo.

Dependendo do fabricante também é possível ver o babystep para os outros eixos, que funcionarão da mesma forma.

Além disso, também dependendo do fabricante é possível ver a opção mudar o filamento, que pausa a impressora com configurações específicas para lhe ajudar nessa troca. Se a sua impressora não tem essa opção deixe nos comentários se quer façamos um artigo sobre isso.

Índice

Última Atualização
28/06/2020
Autor
FelipeNS
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Deixe uma resposta

×

Carrinho