Recomendações
Se você tiver sorte e após a montagem da sua Impressora tudo correr bem você pode comemorar! Porém o comum é que isso não aconteça, e você terá uma curva de aprendizado maior.
É um tanto comum quem adquire uma Impressora não tão “automatizada” aprender bem mais a respeito de impressão 3D e manutenção, embora isso possa lhe custar um pouco de cabelo e dinheiro.
Com ou sem sorte, vamos aos primeiros passos a serem dados após a montagem da Impressora.
Fatiador
Os fatiadores podem ser baixados online ou instalados a partir do cartão de memória ou pendrive que normalmente acompanham a impressora (assim como também drivers, manuais de montagem, até alguns gcodes que podem ser impressos diretamente pela máquina).
Mas afinal o que é um fatiador? O fatiador como o nome diz é o software responsável por “fatiar” o objeto em camadas tornando possível que a impressora leia esse arquivo e então a imprima.
Todos os arquivos 3D, não importa o formato (STL, OBJ, X3D e Etc) tem que serem fatiados previamente pois a Impressora só consegue ler após feita essa conversão.
Esse fatiamento converte o arquivo da impressora em um formato conhecido por Gcode.
Gcode
Mas o que é um Gcode? Gcode, é a nome dado à linguagem de programação criada a partir da necessidade automatização maquinários industriais que faziam uso do sistema CNC.
O Gcode tem como função principal instruir a máquina a se mover geometricamente nas três dimensões, x, y e z. É uma linguagem simples, trata-se de linhas sequenciais de instruções, cada linha é responsável por uma tarefa específica e o programa é executado linha por linha até o fim do código.
Calibrando a Impressora
Agora que você já sabe o que fazer com os arquivos 3D, vamos começar a calibrar a Impressora!
Calibrar bem a sua Impressora é definitivamente o passo mais importante a se fazer para ter uma boa impressão. Calibrando a impressora você irá conseguir uma boa aderência do filamento na base e garantir que a impressão tenha qualidade.
- Eixo X – Qual o eixo X? O eixo X é o eixo horizontal da sua Impressora que vai da direita para a esquerda
- Eixo Y – Qual o Eixo Y? O eixo Y é o que se move de trás para a frente da sua Impressora, é onde está a base da mesa aquecida.
- Eixo Z – Qual o eixo Z? É o eixo vertical que sobe e desce na sua Impressora.
Calibrando Eixo x
- Coloque menu da impressora 3D e opção de movimentação dos eixos
- Desative todos os motores de passo através do menu.
- Mova o Hotend para o centro da impressora. (A peça parte por onde sai o plástico na sua Impressora)
- Usando um paquímetro meça a distância no lado esquerdo e direito das hastes do eixo x da impressora em um ponto de altura comum. Em algumas impressoras 3D, você pode usar o quadro, pois ambos têm a mesma altura do eixo x em ambos os lados. Você pode precisar medir a diferença de altura das hastes do eixo x em relação à superfície em que a impressora 3D está colocada. Ajuste os lados esquerdo e direito do eixo x até que ambos os lados estejam com a distância igual dos seus pontos comuns.
- Repita as etapas acima novamente para garantir que o eixo x esteja nivelado com a base da impressora. Pode ser necessário fazer isso algumas vezes até que o nível fique nivelado; continue refazendo as etapas acima até conseguir uma altura igual.
Nivelando a Mesa Aquecida
Agora vamos passar para o nivelamento da mesa, a maioria dos fabricantes de Impressora recomendam o uso de uma folha de papel para nivelar a mesa, eu não acho que essa seja a ferramenta ideal, mas ela pode ajudar e muito ao calibrar a mesa, se tiver a disposição um calibrador de lâminas, ótimo! Se não seguimos usando o papel.
Onde podemos calibrar a mesa? Na parte inferior da mesa temos um conjunto que geralmente é composto por 4 parafusos, porcas e molas. Eles servem para manter a mesa aquecida no lugar, vamos usá-los para nivelar a mesa.
Vamos começar o nivelamento!
Vamos imaginar que cada ponta da mesa é um quadrado imaginário, vamos usar esses 4 pontos como pontos de nivelamento para a mesa.
- Desative os motores de passo através do menu da sua impressora 3D.
- Mova manualmente sua extrusora no eixo x e a base da impressora no eixo y para que você possa posicionar o bico em um dos pontos de medição imaginários.
- Usando uma folha de papel, meça a folga entre o bico e a base da impressora. O objetivo é apertar ou afrouxar a porca de nivelamento até que o papel raspe levemente na distância entre o bico e a mesa aquecida.
- Agora repita o mesmo procedimento anterior em todos os outros cantos da mesa. Feito isso, repita novamente o processo em todos os cantos. É normal que precise dar algumas voltas até atingir um resultado satisfatório. Pode ser cansativo, mas, uma vez feito, você não precisa nivelar a mesa por um bom tempo.
Vamos repetir os passos acima dessa vez com a mesa quente.
Cuidado! Lembrasse que agora a mesa está aquecida, não quero que você tenha queimaduras e se machuque ao calibrar sua Impressora.
Quando o bico da extrusora aquece e também a cama os materiais se dilatam e a distância entre os pontos calibrados anteriormente mudam um pouco, mas não se preocupe, agora teremos menos trabalho.
- Entre no controle dos eixo do menu da impressora.
- Desative todos os motores de passo no menu da impressora.
- Verifique se o bico não está tocando na cama. Se necessário, mova manualmente o bico da impressora para uma posição em que não fique sobre a mesa
- Aqueça a extrusora e a cama através do menu da impressora até uma temperatura de trabalho. Para a maioria dos filamentos PLA a base da impressora deve ser ajustada em torno de 60˚C. Deixe aquecendo por cerca de 10 minutos (mais tempo, se estiver em um ambiente frio), para que a cama aqueça uniformemente. Agora, lembre-se de que sua segurança é importante! A cama da sua impressora está quente, então use algo para mover a mesa se necessário.
- Aqueça a extrusora a 210 ° C.
- Para evitar que você arranhe acidentalmente sua cama, use o menu da impressora para aumentar um pouco a altura do eixo Z, cerca de 5mm. Em seguida, coloque o bico da impressora sobre um dos pontos imaginários para medir a distância entre o bico e a mesa.
- Comece a abaixar sua altura Z aos poucos até o zero, para garantir que o bico fique encostando levemente no papel, após isso basta repetir o processo nos outros pontos sem esquecer de conferir a distância novamente sempre que calibrar uma ponta.
- Siga a etapa 6 até que sua cama esteja nivelada novamente.
Cubo de Calibração
Após esses passos creio que você já é capaz de ao menos imprimir algum objeto com uma boa qualidade, então basta testar a sua Impressora imprimindo um cubo de calibração.
Correias
A maioria das Impressoras 3D atuais usam correias nos eixos X e Y. Essa correia precisa estar tensionada na medida certa(nem frouxa nem muito apertada) para que a impressão seja feita de forma correta. Para facilitar esse processo usasse os famosos tensionadores de correias.
Devido a importância desse ajuste muitas impressoras já saem de fábrica com seus tensionadores de correia. Se não for o caso da sua você pode facilmente encontrar STL’s para esses tensionadores em qualquer site de STL`s.