Hotend Vazando- 3 Possíveis Causas

Filamento vazando por cima do bloco, por cima do bico ou ambos. E como isso acontece em cada um dos hotends mais populares do mercado.

Hotend Vazando- 3 Possíveis Causas

Explicação

Primeiramente, não confunda vazamento com entupimento de bico, esse é um assunto para outro artigo.

Em resumo, o filamento vaza por um motivo bem intuitivo, ele encontra lacunas durante o percurso até o bico.

Um hotend sem lacunas deveria funcionar com o filamento tendo alterações em seu formato apenas quando chegasse no bico. Abrindo um hotend ao meio para demonstrar seu funcionamento vai lhe ajudar a entender melhor as principais causas dos vazamentos.

1 – Lacuna entre bico e garganta

Como nessa região o filamento está derretido, ele poderá conseguir entrar nessas lacunas e então vazar por cima ou por baixo do bloco.

Esses vazamentos, além de provocarem, sub-extrusão na peça, podem também provocar entupimentos do bico, pois o filamento vazado vai ficar ali por um bom tempo podendo até ser carbonizado e posteriormente entupir o bico.

Posso usar fita veda rosca no hotend para parar o vazamento?

Até pode, pois, ele suporta as temperaturas de impressão e poderia até parar o vazamento, no entanto, não é uma boa ideia, o filamento continuaria atrapalhando o fluxo, poderia ser carbonizado e a fita eventualmente cair dentro do bico e entupi-lo.

2 – Vazamento por instalação suja ou fria

Um erro muito comum, é o usuário instalar o bico com o hotend desligado e os filamentos que naturalmente acabaram ao longo do tempo por sujar a região entre o bico e a garganta passam a funcionar como uma barreira formadora de lacuna.

Além disso, ao serem aquecido, as peças em contato com o bloco sofrem expansão, então, se fizer a instalação com o bico frio, ele ainda não estará perfeitamente ajustado. Se estiver limpo, você até pode instala-lo frio, mas depois de quente precisará fazer o aperto final.

3 – Vazamento por usinagem mal feita

É possível que o bico ou a garganta estejam mal usinados em suas extremidades, formando-se lacunas.

Hoje em dia a usinagem das peças de impressora 3D já está bem consolidada, então, isso é bem raro, mas fique atento.

Solução

Todas essas causas possuem a mesma solução, uma correta instalação do bico e garganta. Vamos lá:

Passo 1

Aqueça o hotend e remova o filamento. De preferência, utilizando o método de puxada a frio que nada mais é que puxar o filamento enquanto ele aquece para que quando começar a ficar mole ele se soltar do bico junto a qualquer eventual resto de filamento ali presente.

Passo 2

Com o hotend ainda quente remova o bico com as ferramentas que preferir. De preferência algo como um alicate para segurar o bloco e algum tipo de chave para soltar o bico.

Passo 3

Agora, já pode deixar o hotend esfriar, se quiser, para facilitar a limpeza se quiser, pode remover também o bloco e garganta que devem estar bem sujos.

Passo 4

Para a limpeza, caso tenha preferido deixar o hotend montado ou desmontado a escova com cerdas de aço é uma das opções mais práticas existentes para remover restos de filamentos. Caso seja obcecado com limpeza, pode imergir o bico, bloco e garganta dentro de um recipiente com a material químico para derreter aquele determinado filamento. Como, por exemplo, o clorofórmio para PLA e acetona pura para ABS. Geralmente, recomendamos que compre um bico novo, já que são baratos e seu tempo é valioso.

Passo 5

A parte mais importante, instale o bico no bloco, por enquanto pode ser com ele frio mesmo. Oque precisa ficar atento, é que o bico não pode ser apertado até encostar a cabeça no bloco. Deixe uma distância de cerca de 0,5 mm.

Passo 6

Agora, rotacione o bloco até perceber que internamente o bico encostou na garganta. Talvez dependendo do seu hotend o processo pode ser ligeiramente diferente, mas para internalizar a ideia desse processo e poder fazer por conta própria, basta você entender que o bico deve encostar na garganta e não no bloco.

Pronto já pode começar a imprimir.

Índice

Última Atualização
23/08/2020
Autor
FelipeNS
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Deixe uma resposta

×

Carrinho