Qual Bico Escolher para Minha Impressora 3D?

É uma dúvida muito comum, você quer comprar novos bicos(nozzles) para sua impressora, seja porque o antigo estragou ou quer manter um estoque de segurança… Mas as dúvidas aparecem, qual tamanho do bico devo comprar para minha impressora? qual tipo? qual material? Aprenda tudo isso nesse post.

Tamanho

Diversos tamanhos de bicos para impressora 3d

Qualidade ou velocidade? O tamanho do diâmetro do bico afeta diretamente a qualidade e velocidade da sua impressão. Um diâmetro menor consegue produzir linhas menores e portanto mais qualidade porém pode levar muito mais tempo, já um diâmetro maior possui menos qualidade e mais velocidade.

Bico 0.2 – Imprime com mais qualidade mais leva muito mais tempo.
Bico 0.4 – Imprime com boa qualidade e não demora muito.(Por isso é o mais comum)
Bico 0.6 – Imprime com um pouco menos de qualidade e leve bem menos tempo.

Composição

Latão ou aço inox? bico 3d

Para a maioria das casos o latão é suficiente. A imensa maioria dos bicos vistos por ai são feitos de latão, mas existem outros e para cada um existem os materiais mais adequados para uso.

Bico de Latão – o mais comum, mas tão bom quanto os outros, a diferença é que ele não suporta filamentos abrasivos(PLA, ABS, PETG, Nylon, TPE)
Bico de Aço Inox – aguenta bem o uso de filamentos abrasivos(Filamentos que brilham no escuro, fibra de carbono, filamentos especiais como os de madeira, cerâmica, latão, ferro e metal) seu único problema é que possui alguns problemas de aquecimento.
Bico de Aço Endurecido – suporta os mesmos materiais que o bico de aço inox mas possui uma vida útil maior e sem os problemas de aquecimento. É recomendado para quem trabalha muito com filamentos abrasivos.
Bicos especiais – Bicos de tungstênio ou com ponta de rubi aguentam ainda mais o uso dos filamentos abrasivos mas possuem preços bem elevados.

Sistema

Mk8 ou Mk10?

Veja se o bico vai caber. Talvez o item mais importante e que passa despercebido é se o bico se encaixa na sua extrusora. Esse item passa despercebido pois a maioria das impressoras usa o sistema MK8.

Porém existem outros como o MK10 e eles não são compatíveis entre si, portanto procure saber qual sistema sua impressora usa e compre de acordo.

Para saber se um bico é MK8 ou MK10 é muito simples.

  • Bico MK8 – Possui rosca M6(6mm de diâmetro)
  • Bico MK10 – Possui rosca M7(7mm de diâmetro)

Tipo

Tamanho do bico impressora 3d

A aparência não importa muito. A primeira vista pode se pensar que bocais com formatos diferentes não funcionarão na sua impressora, mas caso sejam do mesmo sistema(ex. MK8, MK10…) irá funcionar sim.

Só fique atento por exemplo ao comprimento da rosca, por exemplo o bico v6(no centro da imagem) possui uma rosca com maior comprimento.

Caso seu hotend utilize esse tipo de bico é importante que continue usando-o, caso contrário haverá uma lacuna entre o bico e garganta e portanto ocorrerá vazamentos.

Onde Comprar

Aqui na Acelera3D possuímos a maior variedade de bicos para impressora 3D do país. Bicos de latão, bico de inox, aço endurecido, bico Volcano e entre outros.

Além da variedade, oferecemos também o melhor preço. Com bicos a partir de R$4. Acesse e confira.

Última Atualização
08/09/2019
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Este post tem 2 comentários

  1. ola como saber o tipo Mk8 ou mk 10 do bico, no manul da anycubic chiron não achei esse dado?

    1. O bico MK10 é um pouquinho maior, o mk8 possui uma rosca m6(6mm de diâmetro) e o mk10 possui uma rosca m7(7mm de diâmetro). A Chiron usa um bico mk8, mais precisamente esse bico V6. Adicionamos essas informações no artigo, obrigado.

Deixe uma resposta

×

Carrinho