Prós | Contras |
|
|
Facilidade de Uso

O fator mais importante para um iniciante, será que você conseguirá mexer com essa impressora 3D? Será que é muito difícil?
Montagem da Estrutura
Assim como qualquer outro kit de impressora 3D, a Tronxy XY-2 vem desmontada para facilitar o transporte.
Isso não é problema pois as montagens costumam ser fáceis. Porém a Tronxy XY-2 torna isso ainda mais fácil enviando a impressora dividida em apenas 2 partes. Ou seja, basicamente tudo que você precisa fazer para montar a estrutura é encaixar essas duas partes.
Portanto você será capaz de montar essa impressora tranquilamente em menos de 30 minutos.
Nivelamento da Mesa
Apesar de existirem também as versões com nivelamento automático a versão padrão não acompanha.
Porém isso não é necessariamente ruim. Pelo menos não para os iniciantes em impressão 3D. Isso porque as impressoras com nivelamento automático de fábrica costumam apresentar muitos problemas.
A Tronxy XY-2 porém vem com um sistema de nivelamento manual “inteligente”. Com a ajuda de configurações pré-prontas do acessíveis pelo display colorido touchscreen bastante intuitivo você será capaz de nivelar a mesa com mais praticidade.
Molas
A Tronxy continuou utilizando as tradicionais molas de alguns modelos anteriores como a Tronxy X1. Uma mola curta para tentar se obter mais espaço no eixo Z mas que pode prejudicar a qualidade.
Estrutura

Uma boa estrutura é a base de tudo em uma impressora 3D.
Design
A Tronxy XY-2 tem um bom design, parecido com a da Ender 3, porém com alguns problemas tais como:
- Problemas de montagem – Apesar da facilidade de montagem as peças que estão vindo já pré-montadas costumam apresentar uma montagem ruim e acaba que você precisa fazer alguns ajustes.
- Organização dos fios – A organização dos fios deixa um pouco a desejar pois não há entradas e maneiras práticas de se esconder os fios.
A XY-2 após montada ocupa um volume de 423*426*470mm. Um espaço considerado compacto considerando seu tamanho útil de mesa de 220*220*260.
Rigidez
Com perfis de alumínio em 20×20 e 20×40 a XY-2 possui uma boa estrutura. Isso contribui tanto na qualidade quanto velocidade que a impressora consegue entregar.
Superfície da Mesa
A superfície para mesa que acompanha a impressora deixa a desejar. As impressões feitas nela costumam ficar muito agarradas e deixar as peças marcadas.
Dica PRO: Adquira um vidro nas mesmas proporções da mesa e com 3 á 5mm de espessura e cole a superfície em cima do vidro. Isso ajudará a eliminar possíveis problemas de mesa torta e suprirá o problema da dificuldade de soltar as peças por conta das propriedades do vidro que ajudam a peça a se soltar sozinha após resfriamento da peça.
Qualidade de Impressão

A Tronxy XY-2 possui uma boa qualidade de impressão. Após feitos todos os ajustes para deixa-la alinhada e bem configurada para um bom filamento, você conseguirá peças muito limpas.
Exemplos de Peças Feitas na Tronxy XY-2
Peças feitas pelo canal Maker’s Muse.
Velocidade
Velocidade pode parecer algo interessante apenas para os apressados, porém uma impressora com boa velocidade de impressão e de aquecimento pode fazer toda a diferença.
Velocidade de Impressão
Sua estrutura ajuda a garantir sua boa qualidade de impressão e está diretamente ligado a velocidade máxima de 100mm/s que se consegue alcançar sem perdas consideráveis na qualidade.
Velocidade de Aquecimento
Um dos fatores que mais influenciam na facilidade de uso da impressora é o quanto tempo ela demora para chegar na temperatura desejada de impressão.
Apesar de a Tronxy ter tentado copiar a Ender 3, alguns itens importantes deixaram de ser copiados. Provavelmente por ser uma impressora de entrada para iniciantes e apesar de muitas lojas estarem vendendo como uma impressora AC, a verdade é que a Tronxy utiliza uma mesa DC de 12V.
Isso pode deixar as coisas mais seguras porém também muito mais lentas. Principalmente se você imprime com ABS.
Materiais Aceitos
A capacidade de imprimir materiais diferentes está diretamente ligada a temperatura que o hotend e a mesa conseguem alcançar.
Tanto seu hotend quando mesa aquecida conseguem aquecer a temperaturas suficientes para se imprimir os principais filamentos do mercado, tais como: PLA, ABS, PETG, Nylon…
Manutenção

A manutenção da Tronxy XY-2, seja a curto ou a longo prazo, será necessária assim como para qualquer outra impressora 3D.
Impressoras 3D apresentarão pequenos problemas com frequência. Esses problemas são fáceis de se resolver sozinho. Ficar a mercê de suporte técnico(por melhor que ele seja) não é uma boa ideia.
Reposição e Upgrades
Por utilizar peças populares no mercado de impressão 3D é relativamente fácil encontrar peças para reposição ou upgrades da XY-2.
A dúvida que pode surgir é se aquela peça realmente vai caber. Para isso criamos um guia para Tronxy XY-2 que mostra as principais peças de reposição e upgrades específicos para a S5.
Você pode conferir aqui: Link
Comunidade
Uma boa comunidade faz toda a diferença para uma impressora 3D. Um boa comunidade pode te ajudar respondendo suas dúvidas nos grupos ou por meio de tutoriais, vídeos, etc.
A Tronxy possui uma comunidade muito fraca, tanto internacionalmente quanto nacionalmente.
Isso poderá dificultar muito o uso da impressora, principalmente se você for um iniciante.
Diferenciais

Alguns extras, que notamos nessa impressora que muitas vezes passam despercebidos:
- Sensor de filamento – Ajuda a reduzir alguns problemas que podem ocorrer na impressão.
- Tela Touchscreen colorida – Muito mais praticidade.
- Carregador de filamento automático mais inteligente – Ele não apenas puxa o filamento como em outras impressoras, ele empurra e então puxa, algo que faz toda a diferença.
Tronxy XY-2 ou Tronxy XY-2 PRO
Existe uma diferença notável entre ambos os modelos, e sem dúvida a Tronxy XY-2 PRO é uma melhor escolha. Isso porque ela parece ter sido construída a partir das críticas feitas sobre a versão padrão. Ou seja, ela conta com diversas melhorias tais como:
- Frame em 40*40 – Frame ainda mais reforçado.
- Eletrônica em baixo da impressora – Mais aproveitamento de espaço.
- Maior volume de impressão – 255*255*260 contra 220*220*260 da XY-2.
- Mesa de 24V – Maior velocidade de aquecimento.
- Superfície flexível – Maior facilidade na retirada de peças.
Especificações Técnicas
- Volume de impressão: 220x 220x 260mm
- Altura da camada: 100 – 400 microns
- Diâmetro do bico original: 0.4 mm
- Diâmetro do filamento: 1.75mm
- Temperatura máxima do Hotend: 260°C
- Velocidade máxima: 100 mm/s
- Peso da máquina: 7Kg
- Conectividade: SD-Card, USB
Conclusão
A Tronxy XY-2 possui uma boa qualidade de impressão, montagem super fácil, e boas funcionalidades extras.
A Tronxy deixou deixou bem claro que essa era uma tentativa de abocanhar o mercado da Ender 3, copiando-a e tentando aprimora-la.
Apesar de oferecer diversas funcionalidades extras e um preço mais baixo ela não conseguiu entregar a mesma qualidade que a Ender 3.
Sua pequena comunidade também dificulta seu uso para iniciantes, considerando o fato de que ela não entrou no gosto dos usuários dificilmente ela ficará popular.
Apesar disso, é uma boa impressora 3D, se você já tiver alguma experiência com impressoras 3D a ponto de não necessitar de tutoriais, essa pode ser uma boa opção.
Este post tem um comentário
Minha dúvida era sobre a PRO, finalmente encontrei um lugar que falasse sobre. Obrigada!