6 Motivos para trocar sua placa de 8 bits por uma de 32 bits

Atualmente temos ouvido falar de placas controladoras com 32 bits, mas quais as vantagens com relação as placas tradicionais de 8 bits que já conhecemos? Apresentarei alguns dos motivos pelos quais essas placas são o que temos de melhor para controle de impressoras 3D.

 

6 Motivos para trocar sua placa de 8 bits por uma de 32 bits

8 Bits Vs 32 Bits

Embora o combo RAMPS / Arduino e as placas MKS sejam vistas como boas placas e realmente algumas são, se comparadas com placas 32 bits existem muitas desvantagens.

Por isso eu encorajo fortemente qualquer pessoa que esteja comprando uma impressora ou montando um novo projeto a usar controladores de 32 bits.

Porque?

Os controladores de impressora 3D precisam fazer muitas coisas, muito rapidamente. Realizar cálculos de cinemática e dinâmica e enviar milhares de pulsos de passo precisamente sincronizados por segundo, pode parecer fácil.

Porém isso é muito difícil, e o que torna ainda mais difícil é que a linha de microcontroladores 8 bits usada em 90% dos controladores de impressora 3D é basicamente um processador básico desenvolvido com tecnologia do fim dos anos 90.

Eles estão completamente parados no tempo, apenas executando funções básicas de impressão em impressoras simples (por exemplo, cartesianas), e se houver alguma adição de cálculo isso irá sobrecarrega-las podendo causar lentidão, gagueira, pausa e assim por diante.

6 Motivos

Velocidade

Os controladores de 8 bits diminuem drasticamente a velocidade do hotend ao calcular curvas e arcos.

Resolução

Para eliminar superextrusão e outros problemas, causados pela limitação das placas de 8 bits o controlador compensa os cálculos complexos, com redução de processos o que acaba reduzindo a resolução.

Aceleração

Aceleração centrípeta/radial apropriada não pode ser calculada adequadamente, por isso a impressora não consegue atingir a velocidade definida.

Introduzindo uma infinidade de problemas em curvas e pequenos segmentos, incluindo uma velocidade padrão em “média” de 40 mm/s ou menos em perímetros complexos.

Qualidade de impressão

Um melhor planejamento de movimento usando cálculos mais complexos, um processador de alta velocidade pode produzir impressões de melhor qualidade, mais rapidamente.

Redução de Ruídos

A interrupção de passo nos processadores de 8 bits podem prejudicar o processador, de modo que o firmware geralmente compensa esse problema com a duplicação de passos, o que causa um excesso desnecessário de movimento no motor causando ruídos mais altos e mais ásperos e aquecendo-o.

Evitando problemas de firmware

As atualizações de firmware podem sobrecarregar completamente um processador de 8 bits se não forem testadas sob certas de condições, causando sobre carga no processamento.

Algumas nem se quer podem ser implementadas por falta de memória, como no caso da placa da Creality Ender 3, que possui pouquíssima memória e acaba suportando o Marlin no “limite”.

Índice

Última Atualização
18/01/2020
Autor
Manuel Guerra
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

×

Carrinho