Filamento tem Validade? Aprenda a Identificar

Quanto tempo um filamento dura dentro da embalagem? E fora da embalagem? A peça impressa também estraga?

Tem como recuperar um filamento estragado? Afinal, o que acontece com o filamento quando fica velho?

Filamento tem Validade? Aprenda a Identificar

Porque os fabricantes omitem as datas de fabricação dos filamentos?

Sempre nos é passado que o plástico demora centenas de anos para se decompor. Isso pode passar a impressão para alguns de que os filamentos não possuem data de validade.

O filamento realmente demora muito para se decompor, entretanto, ele possui uma propriedade muito conhecida pelos químicos, a higroscopia.

Esse é um termo usado para se referir a materiais que absorvem água. A sílica é um exemplo de material com alta higroscopia.

Essa umidade que o plástico/filamento absorve é o que impede que o filamento tenha muitos anos de prateleira. Isso porque a umidade provoca alterações no plástico tais como:

  • Formação de bolhas de ar
  • Propriedades mecânicas alteradas
  • Filamento quebradiço
  • Fluidez inconsistente
  • Manchas

Como o filamento pega a umidade?

pla food safe aditivos
  1. Durante a fabricação
  2. Pela qualidade do Material
  3. Embalagem
  4. Durante o uso

Durante a Fabricação

Como dito, o problema da higroscopia é algo relacionado ao plástico em si, portanto ele pode já pegar umidade desde a fabricação dos pellets(material plástico que da origem ao filamento).

Nessa etapa, faz toda a diferença pegar um filamento de qualidade pois geralmente eles compram pellets com melhor controle de qualidade.

Apesar disso, essa etapa pode ser de certa forma contornada ao se fazer uma secagem do material antes de transforma-lo em filamento. Entretanto, dependendo de como é feito esse método não é 100% eficiente, além de poder provocar alterações nos plástico.

Várias são as variáveis nessa etapa, entretanto é um assunto muito técnico cujos detalhes não tem importância para o usuário final.

Basta entender que a qualidade do material faz toda a diferença e geralmente os filamentos baratos não utilizam esse material.

Pela Qualidade do Material

Muito se fala em evitar a umidade do filamento, porém, poucos sabem que dependendo da formulação, o filamento pode ter uma higroscopia baixa. Fazendo com que mesmo diante de uma longa exposição, não surjam efeitos muito prejudiciais.

Já filamentos de baixa qualidade, se expostos a umidade podem fazer com que todo o rolo fique quebradiço.

Embalagem

O ideal é que o filamento seja embalado a vácuo em uma embalagem resistente e com uma generosa sílica interna.

Durante o Uso

O cenário dos sonhos é que o filamento seja sempre mantido em uma caixa hermeticamente fechada e com sílica azul interna.

Entretanto, esse processo é um pouco caro e trabalhoso. Enquanto não investe nele, você pode apenas tomar o cuidado de sempre que terminar de usar o filamento, retornar o rolo para a embalagem original(é importante que para isso abra a embalagem sem danifica-la muito).

O PLA é feito de alimentos.. ele não estraga?

Ok, o plástico comum(geralmente ABS) apesar de perder a qualidade ele demora centenas de anos para se decompor. E o PLA? Se ele é feito de materiais naturais ele deve estragar mais rápido certo?

Errado, como mostrado em nossa artigo, tudo sobre o PLA, o filamento não é tão biodegradável quanto se diz. Ele precisa de condições muito especiais para se decompor, caso contrário, possui uma validade não muito diferente dos tracionais plásticos de ABS.

Quanto Tempo o Filamento Dura Embalado

Se bem embalado(boa embalagem + vácuo + boa quantidade de sílica)Ele pode durar quase que para sempre, porém, isso não é fácil.

Dificilmente o filamento não vai ser exposto a alguma outra variável que poderá o afetar.

Porém, o mais importante é que como dito anteriormente, existem etapas onde o filamento é exposto à umidade mesmo antes de ser embalado.

Sendo assim, mesmo que durasse centenas de anos sem ser afetado, você ainda poderia pegar um filamento úmido.

Ou seja, o mais importante é que se você se preocupa em atingir o máximo de qualidade em suas peças, é importante que uso um filamento de boa qualidade.

Quanto Tempo o Filamento Dura fora da Caixa

Alguns podem dizer que isso vai depender do ambiente que você vive. Isso tem sim uma certa influência. Cidades mais próximas do mar ou da floresta costumam ser mais úmidas.

Porém, como mostrado anteriormente, alguns filamentos que possuem uma baixa absorção de umidade conseguem manter uma qualidade aceitável para a maioria por um bom tempo.

Em contrapartida, os de qualidade mediana ou baixa ficam quebradiços em poucos dias de exposição.

Portanto, novamente, a qualidade do material faz toda a diferença aqui.

Índice

Última Atualização
10/12/2021
Autor
FelipeNS
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
×

Carrinho