Guia Iniciante – Bluer

Sua Bluer não liga? Ligou mas não imprime? Está imprimindo mal? Precisa de atualização? Nesse guia, separamos os principais problemas e as melhores dicas para os iniciantes com a impressora 3D Bluer.

Guia Iniciante – Bluer

Versões da Impressora

Na tentativa de melhorar os modelos anteriores, as boas empresas fazem upgrades nas impressoras ao longo do tempo. Então fique ciente da versão da sua Bluer:

  • V1 – A extrusora era de metal e na cor dourada – Vinha sem porca excêntrica.
  • V2 – A extrusora foi melhorada para uma BMG – Podia vir com alguns furos mal alinhados ou perfis tortos, mas eram fáceis de ser consertados.
  • V3 – Os suportes dos perfis verticais agora são pretos – Os problemas de furos e alinhamento foram resolvidos.

Montagem

É comum algumas coisas passarem despercebidas durante a montagem, segue abaixo as principais coisas aos quais deve ficar atento:

Fonte chaveada na posição errada

Esse é o problema mais comum entre os iniciantes, com todo o cuidado você montou a Bluer, no entanto, ao tentar ligar nada acontece.

A fonte da impressora possui uma chave que permite que ela seja ligada em 220V ou 110V.

O tipo de fonte usado pode variar de acordo com a versão da Bluer, no entanto, normalmente a chave estará localizada logo abaixo de uma etiqueta amarela

Por padrão, por questões de segurança a Bluer vem com a chave setada para 220V. Mesmo que esse seja o caso da sua tomada é bom verificar!

Conexões da Placa

A impressora vem muito bem embalada, porém mesmo assim, durante o percurso, é possível que os cabos e drivers acabem se afrouxando.
Além disso, é possível que algo venha conectado de forma errada.

Então tudo que precisa fazer é dar uma pequena apertada nas conexões ao mesmo tempo em que se certifica de que tudo está no lugar certo.

Guia Iniciante - Bluer 1

Alguns problemas comuns:

Extrusora invertida

Se ao tentar extrusar filamento notar que ele está sendo empurrado na direção contrária, você precisará inverter a direção do mesmo.

Não se assuste, é possível fazer essa configuração pelo próprio display. Se essa função já não estiver presente no seu display, você só precisará atualizar o firmware. Falaremos sobre isso mais abaixo.

Sensor de Fim de Filamento

Problema raro – Por conta da atualização da extrusora(de metal para BMG), a posição do sensor de fim de filamento foi mudada e isso atrapalhou um pouco a linha de montagem da Bluer. Sendo assim verifique se o seu sensor está como na foto abaixo:

Guia Iniciante - Bluer 3
Correta posição dos fios

Caso não esteja, com a ajuda de um objeto pontiagudo remova os dois fios do conector e inverta suas posições. É algo bem tranquilo de se fazer, mas caso faça algo muito errado, pode conseguir as peças de reposição aqui(conector JST).

Encaixe do bico e garganta

Por conta da dilatação térmica, pode ocorrer alguma folga entre a garganta e o bico. É recomendado, antes do primeiro uso, fazer um pré-aquecimento do hotend a 250º C. O bico deverá estar encostando na garganta.

Também é importante garantir, na hora da montagem, que o tubo PTFE esteja encostando no bico aquecedor. Para isso, pressione-o totalmente até sentir que o mesmo não tem mais espaço para ser empurrado.

Se ficou difícil entender, ou caso seu bloco já esteja vazando veja o vídeo abaixo:

Filamento Vazando

Atualizar o firmware

Atualizar o firmware pode corrigir vários bugs nativos, melhorar funções e até mesmo melhorar a qualidade de suas impressões. Vale muito a pena.

Temos aqui um artigo ensinando o procedimento de como atualizar o firmware para gerar seu próprio arquivo compilado. Porém, isso pode demorar um pouco, se quiser algo mais rápido e prático pode utilizar um arquivo pronto.

A firmware padrão da Two Trees (atualizada), pode ser encontrada nest link. Ao instalar, é provável que você precise configurar a direção do motor da extrusora. De qualquer forma, a firmware da MKS (que vem com a Two Trees BlueR) já vem defasado(assim como a maioria das impressoras 3D).

No GitHub existe um repositório feito pelo usuário Igor Silva, onde o mesmo mantém o firmware sempre atualizado e adaptado para diversas necessidades.

Você pode acessar por esse link onde terá acesso a suas ultimas atualizações feitas para a Bluer.
Em “Assets” da versão escolhida você pode conferir a a versão adaptada para suas necessidades.

Instalação:

  1. Ao baixar e extrair, basta copiar e colar o arquivo .bin no cartão SD da sua placa e então coloca-lo na impressora.
  2. A impressora deverá identificar o arquivo a automaticamente e iniciar a instalação do novo firmware.
  3. Feita a instalação, já pode começar a utilizar.

Sugestão de STEPS

Além da atualização do firmware, outra coisa que sugerimos é a calibração dos STEPS, segue os valores que costumam funcionar muito bem para as versões específicas:

VersãoX-AxisY-AxisZ-AxisE-Axis
V1808040090
V28080400415
V3160160400415

Erros de impressão

guia de erros 3d

É super comum as impressões não saírem bem no início, o mais legal é que cada um dos problemas de impressão podem ser identificados a partir desse guia.

Upgrades e Reposição

Por conta de possuir os mais novos componentes do mercado, não existem muitas opções de upgrade para a Bluer.

No entanto, é possível melhorar algumas pequenas coisas segue o link do nosso guia de peças para a Bluer.

Índice

Última Atualização
11/10/2020
Autor
FelipeNS
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
×

Carrinho