Guia Iniciante Bluer – Infalível para ter peças perfeitas

Nesse guia abordamos todo o processo para aperfeiçoamento das suas impressões com a impressora 3D Bluer. Da montagem perfeita até as melhores configurações, buscamos nesse guia deixar impossível que você não consiga imprimir com excelente qualidade na Bluer.

Guia Iniciante Bluer – Infalível para ter peças perfeitas

Versões da Impressora

Na tentativa de melhorar os modelos anteriores, as boas empresas fazem upgrades nas impressoras ao longo do tempo. Então fique ciente da versão da sua Bluer:

  • V1 – A extrusora era de metal e na cor dourada – Vinha sem porca excêntrica.
  • V2 – A extrusora foi melhorada para uma BMG – Podia vir com alguns furos mal alinhados ou perfis tortos, mas eram fáceis de ser consertados.
  • V3 – Os suportes dos perfis verticais agora são pretos – Os problemas de furos e alinhamento foram resolvidos.

Porcas Excêntricas

É comum algumas coisas passarem despercebidas durante a montagem até mesmo para os mais experientes. É o caso das porcas excêntricas. Em nossas análises esse era o problema da maioria dos usuários que “já tentaram de tudo”.

forma correta instalar roldanas

Todas as roldanas do perfil devem estar como na ilustração acima. Elas funcionam da seguinte forma:

A porca excêntrica possui uma variação na localização do buraco onde entra o parafuso. Como a porca entra dentro da roldana, ao se mover a porca com uma chave a roldana será empurrada ou afrouxada em direção ao perfil.

Isso muitas já sabem, porém, o que vemos diversos usuários deixando passar despercebido é que eles não se atentam a todas as porcas! Isso porque é comum que os perfis de impressoras 3D venham com mínimos desalinhamentos.

Se ao apertar a porca excêntrica, as roldanas não ficarem igualmente pressionadas você precisará soltar alguns parafusos para elas se alinharem corretamente.

O mesmo procedimento de alinhamento acima pode ser necessário para alinhar o eixo X, ajustando os parafusos dos dois lados do X. Conforme abaixo:

Alinhamento

Guia Iniciante Bluer - Infalível para ter peças perfeitas 4

Além do alinhamento das roldanas, talvez precisa também, mexer nos parafusos para que os perfis fiquem alinhados.

  • Perfis verticais – Com uma regra mesa a distância de um perfil para outro na base e no topo. Ambos devem possuir as mesmas medidas.
  • Perfil do X – Com um objeto como, por exemplo, um copo, coloque sobre a mesa e uma dos lados da mesa, dessa o eixo Z até encostar no copo. Feito isso, coloque o copo do outro lado da mesa. Ambos devem encaixar igualmente.

Tubo PTFE

Guia Iniciante Bluer - Infalível para ter peças perfeitas 5

Como mostrado na ilustração, durante a montagem o tubo PTFE deve empurrado até o final, até encostar no bico. Para ter certeza que encostou você pode fazer um risco no PTFE para ter mais certeza que entrou tudo.

PID

Se já está tudo alinhadinho, mas nota algumas variações que mais parecem variações de temperatura. Ou caso tenha recebido alguma mensagem de erro na tela. Faça o PID!

Baudrate utilizado na Bluer: 250000

Possíveis Problemas

Conexões da Placa

A impressora vem muito bem embalada, porém mesmo assim, durante o percurso, é possível que os cabos e drivers acabem se afrouxando.
Além disso, é possível que algo venha conectado de forma errada.

Então tudo que precisa fazer é dar uma pequena apertada nas conexões ao mesmo tempo em que se certifica de que tudo está no lugar certo.

Guia Iniciante Bluer - Infalível para ter peças perfeitas 6

Impressora não liga

Impressora não ligar? A impressora vem com a tensão de 220V. Se sua tomada utiliza 110V mude a chave seletora na fonte(em baixo do adesivo amarelo, utilize a chave allen).

Extrusora invertida

Se ao tentar extrusar filamento notar que ele está sendo empurrado na direção contrária, você precisará inverter a direção do mesmo.

Não se assuste, é possível fazer essa configuração pelo próprio display. Se essa função já não estiver presente no seu display, você só precisará atualizar o firmware. Falaremos sobre isso mais abaixo.

Encaixe Bico e garganta

Por conta da dilatação térmica, pode ocorrer alguma folga entre a garganta e o bico. É recomendado, antes do primeiro uso, fazer um pré-aquecimento do hotend a 250º C. O bico deverá estar encostando na garganta.

Também é importante garantir, na hora da montagem, que o tubo PTFE esteja encostando no bico aquecedor. Para isso, pressione-o totalmente até sentir que o mesmo não tem mais espaço para ser empurrado.

Se ficou difícil entender, ou caso seu bloco já esteja vazando veja o vídeo abaixo:

Filamento Vazando

Perfis para fatiadores

  • Perfil Cura [Em breve]
  • Perfil Prusa Slicer [Em breve]
  • Perfil Super Slicer [Em breve]

Atualizar o firmware

Atualizar o firmware pode corrigir vários bugs nativos, melhorar funções e até mesmo melhorar a qualidade de suas impressões. Vale muito a pena.

Temos aqui um artigo ensinando o procedimento de como atualizar o firmware para gerar seu próprio arquivo compilado. Porém, isso pode demorar um pouco, se quiser algo mais rápido e prático pode utilizar um arquivo pronto.

A firmware padrão da Two Trees (atualizada), pode ser encontrada nest link. Ao instalar, é provável que você precise configurar a direção do motor da extrusora. De qualquer forma, a firmware da MKS (que vem com a Two Trees BlueR) já vem defasado(assim como a maioria das impressoras 3D).

No GitHub existe um repositório feito pelo usuário Igor Silva, onde o mesmo mantém o firmware sempre atualizado e adaptado para diversas necessidades.

Você pode acessar por esse link onde terá acesso a suas ultimas atualizações feitas para a Bluer.
Em “Assets” da versão escolhida você pode conferir a a versão adaptada para suas necessidades.

Instalação:

  1. Ao baixar e extrair, basta copiar e colar o arquivo .bin no cartão SD da sua placa e então coloca-lo na impressora.
  2. A impressora deverá identificar o arquivo a automaticamente e iniciar a instalação do novo firmware.
  3. Feita a instalação, já pode começar a utilizar.

Sugestão de STEPS

Além da atualização do firmware, outra coisa que sugerimos é a calibração dos STEPS, segue os valores que costumam funcionar muito bem para as versões específicas:

VersãoX-AxisY-AxisZ-AxisE-Axis
V1808040090
V28080400415
V3160160400415

Erros de impressão

guia de erros 3d

É super comum as impressões não saírem bem no início, o mais legal é que cada um dos problemas de impressão podem ser identificados a partir desse guia.

Upgrades e Reposição

Por conta de possuir os mais novos componentes do mercado, não existem muitas opções de upgrade para a Bluer.

No entanto, é possível melhorar algumas pequenas coisas segue o link do nosso guia de peças para a Bluer.

Índice

Última Atualização
26/11/2020
Autor
FelipeNS
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
×

Carrinho