Prós | Contras |
|
|
Facilidade de Uso
O fator mais importante para um iniciante, será que você conseguirá mexer com essa impressora 3D? Será que é muito difícil?
Montagem da Estrutura
Assim como qualquer outro kit de impressora 3D, a CR-10 S5 vem desmontada para facilitar o transporte.
Sua montagem é tranquila. Bastando fazer alguns encaixes e apertos com ferramentas que já acompanham o kit. Dependendo da sua experiência é possível monta-la entre 30 minutos á 1 hora.
Você realmente não deve ser preocupar com essa parte por menor que sejam suas habilidades eletrônicas.
Nivelamento da Mesa
Seu sistema de nivelamento não é automático, porém isso não é necessariamente ruim. Pelo menos não para os iniciantes em impressão 3D. Isso porque as impressoras com nivelamento automático de fábrica costumam apresentar muitos problemas.
A CR-10 S5 não utiliza o nivelamento manual mais prático já adota por várias impressoras da Creality.
Porém a Creality decidiu permanecer com as molas 65MN tradicionais da série CR-10. Essa molas apresentam melhores resultados durante a impressão que as molas convencionais.
Velocidade de Aquecimento
Um dos fatores que mais influenciam na facilidade de uso da impressora é o quanto tempo ela demora para chegar na temperatura desejada de impressão.
Provavelmente para economizar energia, mas mesa aquecida da S5 conta com apenas 12V para uma área de 500x500mm. Logo a velocidade de aquecimento da CR-10 S5 é o seu grande ponto fraco.
O aquecimento da mesa é tão lento que muitos usuários iniciantes pensam que sua mesa de impressão está com defeito. Logo, tornou-se muito conhecido na comunidade o upgrade de silicone para mesas aquecidas da marca Keenovo específico para a S5, porém esse upgrade custa aproximadamente R$1150!
Uma opção mais interessante para tentar imprimir ABS nessa mesa fraca seria o uso de enclosure.
Estrutura
Uma boa estrutura é a base de tudo em uma impressora 3D.
Design
A CR-10 S5 segue o mesmo design tradicional da série CR-10. Um design limpo, compacto que aproveita bem o espaço(assim como todas impressoras da Crealtiy).
Só fique atento ao tamanho da impressora montada 690 x 800 x 715mm. Não é qualquer lugar que tem espaço para essa gigante.
Rigidez
Com perfis de alumínio em 20×20 e 20×40 a S5 possui uma estrutura muito bem reforçada com dois perfis no eixo Y para a movimentação do carrinho sem wobble.
Isso ajuda a garantir sua ótima qualidade de impressão e está diretamente ligado a velocidade máxima de 200mm/s e 75mm/s para impressões sem nenhuma perda de qualidade.
Qualidade de Impressão
A CR-10 S5 possui uma boa qualidade de impressão. Após feitos todos os ajustes para deixa-la alinhada e bem configurada para um bom filamento, você conseguirá peças muito limpas.
Exemplos de Peças Feitas na CR-10 S5
Segue alguns exemplos de impressões feitas pelo canal
Mighty Jabba’s Collection:
Materiais Aceitos
A capacidade de imprimir materiais diferentes está diretamente ligada a temperatura que o hotend e a mesa conseguem alcançar.
Seu hotend consegue aquecer tranquilamente, porém a mesa aquecida como já mencionado apresenta problemas de aquecimento que fazem com que a impressora praticamente só seja adequada para uso com PLA.
O que pode ser um problema pois o esperado é que quem vá usar essa impressora vá imprimir muitas coisas, logo o ABS seria uma opção mais econômica.
Manutenção
A manutenção da CR-10 S5, seja a curto ou a longo prazo, será necessária assim como para qualquer outra impressora 3D.
Impressoras 3D apresentarão pequenos problemas com frequência. Esses problemas são fáceis de se resolver sozinho. Ficar a mercê de suporte técnico(por melhor que ele seja) não é uma boa ideia.
Reposição e Upgrades
Por ser um projeto open source e por utilizar peças populares no mercado de impressão 3D é relativamente fácil encontrar peças para reposição ou upgrades da S5.
A dúvida que pode surgir é se aquela peça realmente vai caber. Para isso criamos um guia para CR-10 S5 que mostra as principais peças de reposição e upgrades específicos para a S5.
Você pode conferir aqui: Link
Comunidade
Uma boa comunidade faz toda a diferença para uma impressora 3D. Um boa comunidade pode te ajudar respondendo suas dúvidas nos grupos ou por meio de tutoriais, vídeos, etc.
Apesar de suas comunidades específicas não serem muito grandes, a CR-10 pode ser considerada como uma impressora 3D com uma boa comunidade.
Tanto internacionalmente quanto nacionalmente. Isso porque ela partilha quase 100% da sua construção com a CR-10 clássica. Logo os donos de uma podem facilmente ajudar os donos da outra.
Extras
A S5 também acompanha um sensor de fim de filamento, algo que faz muito sentido em uma impressora que gasta tanto filamento.
Especificações Técnicas
- Volume de impressão: 500 x 500 x 500 mm
- Área total da mesa: 510 x 510 mm
- Altura da camada: 100 – 300 microns
- Diâmetro do bico original: 0.4 mm
- Diâmetro do filamento: 1.75mm
- Temperatura máxima da mesa aquecida: 90ºC
- Temperatura máxima do Hotend: 260°C
- Velocidade máxima: 200 mm/s
- Conectividade: SD-Card, WiFi
Conclusão
A CR-10 S5 possui uma boa qualidade de impressão, fácil montagem, fácil manutenção e boa comunidade.
Para uma impressora deste tamanho era esperávamos um hotend mais potente como por exemplo o hotend Volcano, ideal para quem quem imprimir coisas muito grandes.
Se você estiver procurando uma impressora 3D com uma gigantesca área de impressão essa pode ser uma boa opção. Porém você precisa estar ciente de que essa impressora sem algum tipo de ajuda externa só irá imprimir PLA.
Além disso você precisa avaliar sua real necessidade de impressões grandes.
Para valer a pena você precisa de ter necessidade de grandes impressões constantemente. Caso contrário irá terminar como muitos usuários que acabam utilizando essa gigantesca mesa para imprimir coisas minúsculas.