Review Flashforge Finder: Impressora 3D para iniciantes?

A Flashforge Finder costuma ser uma das primeiras opções que aparecem para aqueles que procuram por impressoras 3D para iniciantes.

Com um design muito bonito e robusto essa impressora parece ser uma boa aposta. Mas será que é mesmo a opção ideal para você? Veja nossa review e descubra.

Review Flashforge Finder: Impressora 3D para iniciantes?

Facilidade de Uso

A Flashforge Finder é uma impressora 3D considerada fácil de se usar. Entenda o porque:

Montagem

Uma dos fatores que mais levam os iniciantes a optarem pela Flashforge Finder é que ela já vem pré-montada. Basta:

  1. Plugar a tomada.
  2. Seguir as instruções do nivelamento inteligente.

Display

A Finder utiliza um display touchscreen muito agradável de se usar. e quando combinado com a interface super simples do menu do display, cria-se uma experiência de uso de muita praticidade.

Menu do Display

A Flashforge Finder, assim como qualquer outra impressora da Flashforge possui diversas funções no menu de navegação que facilitam seu uso. Tais como: auto-nivelamento, ajuda durante a troca de filamento e entre outros.

Sistema de Nivalemento

A Flashforge possui um sistema intitulado de “sistema de nivelamento assistido inteligente”. A princípio parece algo inovador mas é algo já muito antigo nas impressoras 3D e tecostumam apresentar muitos problemas. Oque acontece em muitos casos é que os usuários acabam nivelando manualmente. Portanto esse não é bem um diferencial.

Materiais Aceitos

Sua facilidade de uso, vem com um custo, a Flashforge Finder possui limites de temperatura de 240ºC. Além disso ela não possui mesa aquecida.

Isso faz com que praticamente ela só consiga trabalhar com o material PLA(e para pequenas peças com o PETG). O PLA é suficiente para a maioria das necessidades mais simples. Porém caso necessite por exemplo de peças mais resistentes ele não será suficiente.

Além disso, você precisará imprimir ou montar um suporte para rolos de filamento. Isso porque o suporte para rolos interno da Finder só suporte os filamentos da Flashforge. E com toda certeza você precisará trocar de marca em algum momento.

Suporte recomendado: Link

Estrutura

estrutura-flashforge-finder-review

Design

Seu Design enclausurado e acabamento em plástico dão visual totalmente profissional para a impressora. Ideal para aqueles que buscam uma impressora que não vá “desvalorizar” o local.

Rigidez

Apesar de ter uma estrutura toda feita em plástico, a Flashforfe Finder apresenta uma rigidez muito acima da média das impressoras 3D com estrutura de plástico.

Qualidade de Impressão

Nos testes feitos por nós e nas impressões feitas pela comunidade. É possível encontrar um padrão de qualidade máxima que se pode tirar da Finder.

Esse padrão de qualidade máxima, não é “lindamente liso” porém também não é ruim. Para alcançar esse padrão de qualidade é necessário as configurações do fatiador estejam muito bem ajustadas tanto para a Finder quanto para o filamento da marca utilizada.

Peças feitas na Flashforge Finder

Manutenção

A manutenção da Flashforge Finder, seja a curto ou longo prazo, será necessária assim como para qualquer outra impressora.

O pequeno diferencial da Finder nesse quesito é uma maior praticidade em determinadas manutenções como por exemplo para desentupir o bico.

Porém para todo o resto você terá um pouco mais de dificuldade por conta da Finder ser toda enclausurada.

Reposição

Esse é um problema geral de todas impressoras da Flashforge. A grande maioria das peças usadas na montagem das impressoras 3D são exclusivas. Poucos lugares vendem essas peças. Os poucos locais que oferecem essas peças, sempre as vendem por preços muito acima das peças equivalentes genéricas usadas por outras marcas.

Upgrades

Uma coisa muito popular entre os donos de impressoras 3D são os upgrades. Com o tempo você vai trocando algumas peças por outras melhores.

Por conta do sistema da Flashforge ser muito fechado e exclusivo, poucos são os upgrades possíveis para a Finder.

Comunidade

Uma boa comunidade faz toda a diferença para uma impressora 3D. Um boa comunidade pode te ajudar diretamente com suas dúvidas ou indiretamente por meio de tutoriais, vídeos, etc. Soluções para as mais diversas possibilidades relacionadas a uma determinada impressora 3D.

A Flashforge Finder possui uma comunidade considerada mediana, tanto em internacionalmente quanto nacionalmente.

Extras

Fatiador Flashprint

As impressoras da Flashforge contam com o fatiador Flashprinter. É um bom e um dos mais fáceis de se usar. Ele possui possui as principais funções que um fatiador deve ter. Porém não é tão personalizável quanto um Cura, Simplify3D e Slic3r.

Considerando que a Flashforge Finder é uma impressora para iniciantes esse fatiador será suficiente para a maioria dos casos. Porém vale ressaltar que você também poderá usar os outros fatiadores caso prefira.

Impressão por Wi-fi

Um dos diferenciais das impressoras da Flashforge é opção de envio dos arquivos por wi-fi. Poucas impressoras atuais vem com essa funcionalidade de fábrica. Vale citar que também é possível enviar os arquivos pela outras 2 maneiras tradicionais: Por USB e por conexão direta entre PC e impressora 3D.

Especificações Técnicas

  • Tecnologia: Fused Filament Fabrication (FFF)
  • Volume de impressão: 140 x 140 x 140 mm
  • Resolução da camada: 100 ~ 500 microns
  • Precição de posição: X,Y: 11 microns / Z: 2.5 microns
  • Diâmetro do filamento: 1.75 mm
  • Aceita filamento de terceiros: Sim
  • Diâmetro do bico original: 0.4 mm
  • Conectividade: USB, WiFi
  • Mesa aquecida: Não
  • Materiais aceitos: PLA, PETG (para pequenas peças)
  • Material da estrutura: Plástico
  • Mesa de Impressão: Folha de PEI sobre vidro

Conclusão

É a impressora ideal para você?

Talvez você esteja pensando em adquirir essa impressora 3D para não ter problemas com manutenção certo? Se for o caso, sentimos lhe informar mas essa impressora 3D não existe. Qualquer impressora 3D apresentará problemas e ficar a mercê de suporte técnico(por melhor que ele seja) não é uma boa ideia.

A Flashforge Finder é uma boa impressora 3D para iniciantes pois imprime com qualidade aceitável, requer pouco trabalho inicial, possui toda a fiação escondida, não possui mesa aquecia e possui proteção contra queimaduras no hotend.

Porém vale ressaltar que você ficará limitado a usar apenas um tipo de material e que existem outras impressoras que entregam mais qualidade e possibilidades de impressão por preços menores.

Portanto, a Flashforge Finder é altamente indicada para crianças e para aqueles que querem algo prático, bonito e silencioso.

Última Atualização
10/09/2019
Autor
FelipeNS
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
×

Carrinho