Review Tarantula Pro – O Novo Melhor Custo Benefício?

A nova versão da tradicional Tevo Tarantula não apresenta praticamente nenhuma semelhança com sua versão original.

A Tevo tentou aplicar todas as queixas da comunidade com relação a suas outras impressoras, será que elas foram bem atendidas?

Será que ela é realmente boa ou é apenas bonita? Será que a Tarantula Pro é melhor a famosa Ender 3? Confira tudo isso e muito mais nesse review da Tarantula Pro.

Review Tarantula Pro – O Novo Melhor Custo Benefício?

Prós

Contras

  • Ótima qualidade de impressão
  • Estrutura pensada para upgrades
  • Peças Open Source
  • Mesa com aquecimento fraco

Facilidade de Uso

review-montagem-tarantula-pro

O fator mais importante para um iniciante, será que você conseguirá mexer com essa impressora 3D? Será que é muito difícil?

Montagem

Assim como qualquer outro kit de impressora 3D, a Tarantula Pro vem desmontada para facilitar o transporte.

No caso da Tarantula Pro, ela vem quase que totalmente desmontada. Porém isso não é um problema.

Existem diversos vídeos na internet que possibilitam com que até os mais inexperientes consigam montar com tranquilidade.

Você só precisará de tempo e um pouco de paciência.

Nivelamento da Mesa

A Tarantula Pro não possui nivelamento automático, porém isso não é necessariamente ruim. Pelo menos não para os iniciantes em impressão 3D. Isso porque as impressoras com nivelamento automático de fábrica costumam apresentar muitos problemas.

Em relação ao seu sistema de nivelamento manual, a Tevo continua utilizando as mesas com furo para os parafusos, isso além de prejudicar a área total de impressão da mesa não contribui com um sistema de nivelamento manual mais prático.

Molas

A Tevo adotou adotou o modelo de molas 65MN que já vem adotando em suas outras impressoras como a Tornado e Nereus, sempre mudando as cores da mola de acordo com a temática de cores da impressora.

Estrutura

estrutura-tarantula-pro

Uma boa estrutura é a base de tudo em uma impressora 3D.

Design

A Tarantula Pro tem como um dos seus principais fortes o design, é evidente que a Tevo gastou boa parte dos custos da impressora para produzir um bom design.

Além disso, seu design conta com algumas outras peculiaridades só perceptíveis por quem já tem uma boa experiência com impressoras 3D.

Por exemplos:

  • Suporte de diferentes eixos com capacidade de ajuste – Isso facilita muito quando você precisar dar aquela apertadinha que falta para deixar a correia bem tensionada.
  • Organização dos cabos – Os cabos vem muito bem pensados, organizados e protegidos pela malha expansível.

Após montada essa impressora 3D ocupa um volume de 434 x 333 x 504 mm. Um espaço considerado compacto considerando seu tamanho útil de mesa de 235*235*250.

Rigidez

Com perfis de alumínio em 20×20 e 20×40 a Tarantula Pro possui uma boa estrutura. Isso contribui tanto na qualidade quanto velocidade que a impressora consegue entregar.

Superfície da Mesa

A superfície que acompanha a mesa vem com uma fita dupla face para se colada na mesa. Você poderá usar dessa forma para aproveitar de uma melhor inércia ou poderá como indicamos usar um vidro sobre a mesa limpa.

Dica PRO: Adquira um vidro nas mesmas proporções da mesa e com 3 á 5mm de espessura e cole a superfície em cima do vidro. Isso ajudará a eliminar possíveis problemas de mesa torta e suprirá o problema da dificuldade de soltar as peças por conta das propriedades do vidro que ajudam a peça a se soltar sozinha após resfriamento da peça.

Qualidade de Impressão

peça-feita-na-tarantula-pro

A Tarantula Pro possui uma ótima qualidade de impressão. Após feitos todos os ajustes para deixa-la alinhada e bem configurada para um bom filamento, você conseguirá peças muito limpas.

Exemplos de Peças Feitas na Tarantula Pro

Alguns exemplos da qualidade das peças feitas pelos canais ruiraptor e voltNik.

Velocidade

Velocidade pode parecer algo interessante apenas para os apressados, porém uma impressora com boa velocidade de impressão e de aquecimento pode fazer toda a diferença.

Velocidade de Impressão

Uma boa estrutura ajuda a garantir uma boa qualidade de impressão e está diretamente ligado a velocidade máxima de 150mm/s que se consegue alcançar sem perdas muito consideráveis de qualidade.

Velocidade de Aquecimento

Aquecimento da Mesa

Um dos fatores que mais influenciam na facilidade de uso da impressora é o quanto tempo ela demora para chegar na temperatura desejada de impressão.

Apesar de a Tevo ter tentado seguir os gostos da comunidade, ela falhou em um quesito que ela costuma se sair bem em suas outras impressoras, que é o aquecimento da mesa.

Apesar de seus 24V a fonte só fornece 8,5A o que dificulta o aquecimento da impressora para uso com materiais que necessitam de maiores temperaturas como o ABS.

Porém, esse problema é simples de resolver, você poderá simplesmente comprar um fonte com maior amperagem como por exemplo uma fonte de 24V e 15A.

Aquecimento do Hotend

Um dos fatores que tornam essa impressora 3D diferente é o seu hotend. Ela conta com o sistema Volcano, um sistema muito popular entre aqueles que gostam de imprimir com velocidade muito alta e com bicos grossos.

Isso porque o corpo longo do bico Volcano entrega uma melhor eficiência no aquecimento.

No Brasil o ABS é um material mais barato, logo faria mais sentido que essa impressora tivesse um aquecimento mais turbinado para acompanhar o pode do sistema Volcano.

Materiais Aceitos

Como dito anteriormente seu limite de amperagem dificulta seu aquecimento, apesar de ser possível imprimir com ABS, só indicamos essa impressora caso você só vá trabalhar com materiais mais simples.

A capacidade de imprimir materiais diferentes está diretamente ligada a temperatura que o hotend e a mesa conseguem alcançar.

Como informado pela própria Tevo, os materiais mais indicados para essa impressora são: PLA, Flexible PLA, Wood, PVA, HIPS.

Manutenção

upgrades-tevo-tarantula-pro

A manutenção da Tarantula Pro, seja a curto ou a longo prazo, será necessária assim como para qualquer outra impressora 3D.

Impressoras 3D apresentarão pequenos problemas com frequência. Esses problemas são fáceis de se resolver sozinho. Ficar a mercê de suporte técnico(por melhor que ele seja) não é uma boa ideia.

Reposição e Upgrades

Por utilizar peças populares no mercado de impressão 3D é muito fácil encontrar peças para reposição ou upgrades das impressoras da Tevo.

A dúvida que pode surgir é se aquela peça realmente vai caber. Para isso criamos um guia para Tarantula Pro que mostra as principais peças de reposição e upgrades específicos para essa impressora 3D.

Você pode conferir aqui: Link

Comunidade

Uma boa comunidade faz toda a diferença para uma impressora 3D. Um boa comunidade pode te ajudar respondendo suas dúvidas nos grupos ou por meio de tutoriais, vídeos, etc.

A Tarantula Pro possui uma comunidade considerada forte, tanto internacionalmente quanto nacionalmente.

Comunidade sugerida: Link

Diferenciais

Alguns extras, que notamos nessa impressora que muitas vezes passam despercebidos:

Por utilizar peças genéricas e open source é muito fácil fazer modificações nos sistemas da Tevo, você poderá por exemplo fazer o upgrade do firmware com mais facilidade que em qualquer outra marca de impressoras 3D.

Tarantula Pro ou Ender 3

Essa é uma disputa de duas titãs do custo benefício. Ambas possuem qualidade de impressão similares. Seguem as principais diferenças entre elas:

  • Velocidade de Aquecimento – Ender 3
  • Design – Tevo Tarantula Pro
  • Materiais Aceitos – Ender 3
  • Reposição e Upgrades – Tarantula Pro
  • Estrutura – Empate
  • Qualidade – Empate
  • Ventilação da Peça – Tarantula Pro
  • Upgrade de Firmware – Tarantula Pro Superfície de Impressão – Empate

Cada uma dessas impressoras possuem seus pontos fortes e fracos. Seus preços são um pouco parecidos, logo oque determinará qual a melhor opção para você será o seu tipo de necessidade.

Se você tem certeza que a grande maioria das suas impressões serão feitas em PLA, a Tarantula Pro pode ser a melhor opção. Se não tiver muita certeza disso, vá de Ender 3.

Vale lembrar, que como dito anteriormente, esse problema de aquecimento pode ser facilmente superado com a compra de uma fonte melhorada. Logo, oque vai realmente desempatar essa disputa será o preço da impressora e o seu gosto pessoal.

Conclusão

A Tarantula Pro possui uma ótima qualidade de impressão, uma montagem demorada, placa altamente configurável e uma estrutura adaptada para melhorias.

Logo essa é sim uma boa impressora 3D, sua montagem demorada fará se apegar a ela como nenhuma outra impressora e sua comunidade lhe dará suporte para qualquer eventual problema.

Última Atualização
08/11/2019
Autor
FelipeNS
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
×

Carrinho