Bluer ou Ender 3?

A famosa e conceituada Ender 3 ou a nova estrela Bluer? Nesse artigo vamos destrinchar cada detalhe dessas duas impressoras 3D.

Comparativo de peças, qualidade de impressão, velocidade, comunidade e entre outros.

Bluer ou Ender 3?

Especificações

PeçaBluerEnder 3
DisplayTouchscreen MKS TFT 3512864 modificada
Placa32 bits MKS Nano 1.28 Bits Melzi
Driver2 x TMC2208 + 2 x A4988 removíveis4 x A4988 integrados
CorreiaCorreias fibra de vidro + nylonCorreias de fibra de vidro
ExtrusoraBMGExtrusora de plástico
AcopladorFlexívelCreality

Suporte da mesa

BluerEnder 3
Dois perfis de 20mm1 perfil de 20mm(ender 3)
1 perfil de 40mm(ender 3 pro)

Esses perfis sustentam a mesa e são de fundamental importância para uma melhor estabilidade, além de diminuir a necessidade de renivelamento da mesa.

Bluer

Os dois perfil perfis separados ocupam aproximadamente 60% da base, isso garanta muito mais estabilidade para a mesa.

Ender 3

O único perfil de 20mm quando imprime em velocidades baixas tem um bom rendimento, no entanto, em velocidades maiores prejudica a qualidade das peças.

Ender 3 Pro

(Essa é a única diferença considerável da Ender comum e da Pro)
Apesar de matematicamente um perfil de 40mm ser igual a um a dois de 20mm, o fato de ser um único bloco permite um pouco mais de instabilidade.

Display Touchscreen

BluerEnder 3
Touchscreen MKS TFT 3512864 modificada

Bluer

Displays touchscreens entregam uma experiência de uso muito melhor para os usuários, no entanto, ainda estão evoluindo para possuir todas as funções dos displays manuais. A MKS em específico vem liderando essa corrida.

Ender 3

O Display 12864 modificado cumpre sua função muito bem, único problema que poderia ser citado é sua reposição, por ser fábricado apenas pela Creality, para fazer uma reposição é um pouco difícil e você provavelmente pagará mais do que pagaria em um touchscreen.

Extrusora

BluerEnder 3
Extrusora BMGExtrusora de plástico

Bluer

extrusora BMG possui um  sistema de engrenagens duplas que rodam em perfeita sincronia para puxar o filamento. Além disso conta também com várias engrenagens internas responsáveis por triplicar o poder de torque do motor da extrusora.

Ender 3

A extrusora de plástico da Ender costuma apresentar alguns problemas ao longo do tempo como o desgastamento das áreas por onde passa o filamento e também a quebra do gatilho que pressiona a mola.

Placa e Drivers

BluerEnder 3
32 bits MKS Nano 1.28 Bits Melzi
2 x TMC2208 + 2 x A4988 removíveis4 x A4988 integrados

Bluer

Uma placa de 32 bits com drivers 2208 lhe permitirá imprimir com mais velocidade, estabilidade, torque, muito mais silêncio e talvez até mais qualidade.

Ender 3

As placas de 8 bits dão conta do recado, no entanto, por exemplo, se quiser adionar um BLTouch é possível que tenha que desativar outras funções como o “beep” para que consiga espaço de memória o suficiente para poder usa-lo.

Hotend

Isso divide muitas opiniões, de um lado temos a Ender 3 com seu hotend com garganta 4:1 bore, onde o tubo PTFE da desce no hotend até encostar no bico, muitas vezes isso causa alguns problemas como a deterioração da ponta do tubo, e também de entupimento por conta de o tubo se mexer durante as impressões.

Enquanto na Bluer temos um hotend que utiliza garganta com ptfe interno, nessa caso, esse tubo não encosta tão diretamente no bico como na Ender, reduzindo as chances de se queimar a ponta. Como o ptfe interno é fixo também não possui o problema de entupimento por movimentação.

O limite de ambos hotends é não poder ultrapassar os 250ºC, algo que no caso da Bluer pode ser sanado utilizando-se uma garganta All-Metal.

Mesa Aquecida

As mesas aquecidas da Ender 3 ou Bluer são muito parecidas, ambas com 235×235 e com um bom sistema de aquecimento, permitindo a impressão de materiais como o ABS.

Ok, mas ter melhores peças não necessariamente quer dizer que uma impressora é melhor. Critérios como qualidade de impressão e praticidade no final das contas é oque mais importa.

Comunidade

Até 2016(aproximadamente), ter uma comunidade grande era fundamental, pois as peças da sua impressora normalmente eram exclusivas daquele modelo.

Desde então muitas empresas passaram a compartilhar a montagem de suas impressoras, além disso, o conteúdo e os grupos sobre impressoras 3D cresceram exponencialmente.

Ter uma comunidade(com pelo menos 80 integrantes ativos) é importante, pois pode-se pegar dicas mais específicas, no entanto, para a maioria das suas necessidades, qualquer dono de impressora 3D poderá lhe ajudar.

Qualidade de Impressão – Ender ou Bluer

Comparação por imagem dificilmente será algo confiável. Por exemplo, se imprimir devagar em uma impressora ruim e rápido em uma boa, é provável que o resultado de impressão seja parecido.

Portanto, para uma comparação justa se faz necessário que indivíduos com ambas impressoras(Bluer atualizada e Ender 3), façam comparações com configurações similares.

Em breve teremos fotos para comparar a qualidade de ambas… Mas já lhe adianto, em velocidades baixas a diferença de qualidade final é muito pouco perceptível. No entanto, em velocidades maiores a Bluer imprime com mais qualidade.

Velocidade

Se é um iniciante talvez não saiba, mas, por exemplo, um boneco de 20cm costuma demorar algumas horas para ser impresso.

Se pretende imprimir coisas com uma boa frequência, ou caso seja do tipo impaciente, a velocidade impressão é fundamental.

Devido a sua placa e estrutura(duplo eixo x, suportes em alumínio para perfis Z), a Bluer possui uma capacidade de impressão em velocidades maiores(sem perda de qualidade) superior a Ender 3.

Montagem

Ambas vem pré montadas de maneira similar. A Bluer requer alguns passos a menos por conta da eletrônica toda enclausurada, no entanto, é pouca diferença.
A Bluer

Índice

Última Atualização
03/09/2020
Autor
FelipeNS
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

×

Carrinho