Como atualizar o Marlin da SKR Mini E3

O Marlin da SKR Mini E3 já vem com boas configurações, porém existem muitas mais funcionalidades adormecidas nessa placa.

Confira tudo isso e muito mais nesse tutorial de como atualizar o Marlin da Placa SKR Mini E3.

Como atualizar o Marlin da SKR Mini E3

Porque atualizar o firmware?

A versão original do Marlin da SKR Mini V1.2 apesar de não aproveitar todo o potencial da placa, já é muito boa e normalmente você não precisará fazer o upgrade.

Porém, você poderá precisar em alguns casos, tais como:

  • Caso esteja sofrendo algum problema com a versão original.
  • Caso precise de alguma configuração específica que não vem ativada na versão original(ex. BLTouch, retornar impressão, aumentar memória…).

Então vamos começar pelo básico, ensinando como fazer a instalação dos programas necessários e depois mostrando as configurações específicas que caberão a você decidir se quer ou não ativa-las.

Instalação

Baixe e instale os seguintes programas:

  • VSCodeO Editor de códigos mais compatível com o platformIO.
  • GITUm programa importante(Instale com as configurações padrões).

Instalando o PlatformIO no VSCode

Após ter instalado e aberto o VSCode você terá que instalar a extensão PlatformIO. É essa extensão que permitirá você compilar o Marlin.

instalar platformio no vscode

Em “Extensions” pesquise por “platformIO“. Uma lista será exibida, basta clicar no PlatformIO IDE, e depois em “Install” e deixe executar.

Baixando a pasta do Marlin pelo PlatformIO

Após ter instalado o PlatformIO. Clique no ícone da cabeça de Alien do canto esquerdo da tela. Depois procure pela opção “Clone Git Project”.

instalar platformio no vscode

Cole o seguinte texto na barra de pesquisa que aparecer:

https://github.com/MarlinFirmware/Marlin/

Aperte a tecla Enter e salve o arquivo(de prefência em C: )

Na notificação que aparecer escolha a opção “Add to workspace

Pré-Configurações

Se quiser, você pode baixar algumas pré-configurações para a placa nesse link. Vai adiantar o seu trabalho.

Cole dentro da pasta config do seu Marlin. Você encontrará as configurações da placa em: config\examples\BigTreeTech\SKR Mini E3 1.2\

Configurações

Como dito anteriormente, a versão do Marlin que acompanha a SKR Mini E3 não aproveita todo seu potencial.

Vamos listar aqui todas as configurações que você deverá ou poderá alterar conforme suas necessidades.

  • Mudar – Apenas mudar a configuração para a sugerida.
  • Descomentar – Remover as “//”.
  • Descomentar e MudarRemover as “//” e mudar a configuração.
  • Comentar Adicionar “//” no início.

Utilize Ctrl + F para encontrar os códigos nas pastas especificas

platformio.ini

Configurações presentes na pasta:

Mudar default_envs = STM32F103RC_btt_512K

Configuration_adv.h

  • Descomentar #define QUICK_HOME
  • Descomentar #define ADAPTIVE_STEP_SMOOTHING
  • Mudar #define MANUAL_FEEDRATE { 50*60, 50*60, 3*60, 2*60 }
  • Descomentar #define STATUS_MESSAGE_SCROLLING
  • Descomentar #define PRINT_PROGRESS_SHOW_DECIMALS
  • Descomentar #define SHOW_REMAINING_TIME
  • Descomentar #define USE_M73_REMAINING_TIME
  • Descomentar #define ROTATE_PROGRESS_DISPLAY
  • Descomentar #define SCROLL_LONG_FILENAMES
  • Descomentar e Mudar #define SDCARD_CONNECTION ONBOARD
  • Descomentar #define STATUS_HEAT_PERCENT
  • Descomentar #define LIN_ADVANCE
  • Mudar #define LIN_ADVANCE_K 0.00(Desative essa opção caso apresente problemas com retração. Tutorial de Linear Advance)
  • Mudar #define BLOCK_BUFFER_SIZE 32
  • Mudar #define BLOCK_BUFFER_SIZE 32
  • Mudar #define BUFSIZE 32
  • Mudar #define TX_BUFFER_SIZE 32
  • Mudar #define X_CURRENT 580
  • Mudar #define Y_CURRENT 580
  • Mudar #define Z_CURRENT 580
  • Mudar #define E0_CURRENT 650
  • Mudar #define CHOPPER_TIMING CHOPPER_DEFAULT_24V
  • Descomentar #define MONITOR_DRIVER_STATUS
  • Descomentar #define HYBRID_THRESHOLD (Essa opção entrega mais torque para a impressora quando ela precisa, muda automaticamente do StealthChop(silencioso) para SpreadCycle(um pouco mais barulhento) ).
  • Descomentar #define TMC_DEBUG
  • Descomentar #define CANCEL_OBJECTS

Configuration.h

  • Descomentar #define SHOW_CUSTOM_BOOTSCREENImagem que aparece na tela quando inicia. Não é obrigatório mas é interessante você saber disso.
  • Descomentar #define CUSTOM_STATUS_SCREEN_IMAGEPara usar a imagem original da Ender que aparece na tela quando você a inicia  _Bootscreen.h e _Statusscreen.h arquivos podem ser encontrados na pasta de pré-configuração Marlin\config\examples\Creality\Ender-3\ to Marlin\Marlin folder)
  • Mudar #define SERIAL_PORT 2
  • Descomentar #define SERIAL_PORT_2 -1
  • Mudar #define BAUDRATE 115200 (BTT baudrate padrão)
  • Mudar #define MOTHERBOARD BOARD_BTT_SKR_MINI_E3_V1_2
  • Descomentar e Mudar #define CUSTOM_MACHINE_NAME “Ender-3”
  • Mudar #define DEFAULT_NOMINAL_FILAMENT_DIA 1.75
  • Mudar #define TEMP_SENSOR_BED 1
  • Mudar #define BED_MAXTEMP 125
  • Descomentar #define PIDTEMPBED(Essa é para quem pretende fazer o PID da mesa. Você não precisa se estiver contente com ela atualmente. Porém o PID poderá deixar o aquecimento da mesa mais rápido e preciso. Obs: Se ativar essa opção você tem que fazer o PID depois ou poderá ter problemas com ativação desnecessária do Thermal Runaway.
  • Mudar #define EXTRUDE_MAXLENGTH 200 (Ou se preferir meça o PTFE da extrusora até o hotend)
  • Mudar #define Z_MIN_PROBE_ENDSTOP_INVERTING true
  • Descomentar e Mudar #define X_DRIVER_TYPE TMC2209
  • Descomentar e Mudar  #define Y_DRIVER_TYPE TMC2209
  • Descomentar e Mudar #define Z_DRIVER_TYPE TMC2209
  • Descomentar e Mudar #define E0_DRIVER_TYPE TMC2209
  • Mudar #define DEFAULT_AXIS_STEPS_PER_UNIT { 80, 80, 400, 93 }
  • Mudar #define DEFAULT_MAX_FEEDRATE { 500, 500, 20, 60 }
  • Mudar #define DEFAULT_ACCELERATION 500
  • Mudar #define DEFAULT_RETRACT_ACCELERATION 500
  • Mudar #define DEFAULT_TRAVEL_ACCELERATION 500
  • Descomentar #define CLASSIC_JERK(Junction Deviation ainda não está funcionando bem https://github.com/MarlinFirmware/Marlin/issues/17146)
  • Descomentar e Mudar #define TRAVEL_EXTRA_XYJERK 5.0
  • Descomentar #define S_CURVE_ACCELERATION
  • Mudar #define INVERT_X_DIR true
  • Mudar #define INVERT_E0_DIR true
  • Mudar #define X_BED_SIZE 235
  • Mudar #define Y_BED_SIZE 235
  • Mudar #define Z_MAX_POS 250
  • Descomentar #define LEVEL_BED_CORNERS
  • Mudar #define LEVEL_CORNERS_HEIGHT 0.1 (A grossura do papel para calibração manual)
  • Mudar #define HOMING_FEEDRATE_Z (3*60) (Aumente se o homing estiver muito lento, mas tente não passar de 20*60)
  • Descomentar #define EEPROM_SETTINGS
  • Descomentar #define NOZZLE_PARK_FEATURE
  • Mudar #define NOZZLE_PARK_POINT { (X_MIN_POS + 10), (Y_MAX_POS – 10), 20 }
  • Comentar #define DISPLAY_CHARSET_HD44780
  • Descomentar #define SDSUPPORT
  • Descomentar #define CR10_STOCKDISPLAY
  • Descomentar #define FAN_SOFT_PWM

Extras

Alguns extras para conseguir resultados ainda melhores ou para instalação de outros módulos:

Calibrar o PID

O PID fará alguns testes na impressora e irá detectar qual a melhor maneira de esquentar o seu Hotend e Mesa aquecida, de forma que produzam um aquecimento mais rápido e preciso.

Para fazer o PID de ambos recomendamos o nosso artigo. A melhor maneira de calibrar o PID da sua Impressora 3D.

BLTouch

Alguns usuários não conseguem viver sem ele. Seguem as alterações que você irá precisar fazer para ter o BLTouch rodando com o Marlin atualizado na sua SKR Mini E3.

  • Descomentar #define BLTOUCH
  • Mudar #define NOZZLE_TO_PROBE_OFFSET { -44.5, -10, -1.00 } (Ler a seção abaixo “Medir NOZZLE_TO_PROBE_OFFSET”  para entender como configurar)
  • Mudar #define MIN_PROBE_EDGE 10 (Se utilizar clipes aumenta para o tamanho dele +5)
  • Mudar #define XY_PROBE_SPEED 6000
  • Descomentar #define Z_MIN_PROBE_REPEATABILITY_TEST
  • Descomentar #define AUTO_BED_LEVELING_BILINEAR (ou use AUTO_BED_LEVELING_UBL / MESH_BED_LEVELING)
  • Descomentar #define RESTORE_LEVELING_AFTER_G28
  • Descomentar #define Z_SAFE_HOMING

Medir NOZZLE_TO_PROBE_OFFSET

  1. Faça medição aproximadas das distâncias da ponta do bico até a ponta do probe nas direçãoes X e Y. (A ponta do probe deve ter 2.3-4.3mm a mais que a do bico)
  2. Mude NOZZLE_TO_PROBE_OFFSET de acordo com as medições feitas
  3. Compile, instale na impressora
  4. Faça o Home na impressora
  5. Anote as coordenadas do X e do Y (você pode fazer isso no menu de movimentação dos eixos)
  6. Mova o eixo Z até que encoste ou quase encoste a ponta na mesa
  7. Marque o ponto onde o bico encosta na mesa (tenha certeza que a marca não se mova na mesa)
  8. Mova os eixos X e Y até que a ponta do probe encoste na marca
  9. Anote as novas essas novas coordenadas de X e Y
  10. Subtraia essas novas medições X/Y da medição X/Y original. Armazene a diferença em NOZZLE_TO_PROBE_OFFSET

Finalizando

Compilando

Feita todas suas modificações, hora de compilar o código.

Para isso basta clicar em “Build” no canto esquerdo inferior;

instalar platformio no vscode

Feita a compilação(pode demorar um pouco), será gerado um arquivo .bin no seguinte local Marlin/.pio/build/STM32F103RC_btt_512K/firmware.bin

Flash

Cole o arquivo .bin no cartão SD da sua placa, e depois conecte-o na placa.

Será iniciado automaticamente o processo de instalação.

Após alguns segundos, a tela irá piscar e o novo firmware deverá estar pronto para uso.

Índice

Última Atualização
22/03/2020
Autor
FelipeNS
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