Erro na Mesa Aquecida da Impressora 3D

Quando você finalmente pensa que esta tudo bem com sua impressão.. de repente ela para com alguma mensagem relatando erro na mesa e você perde tudo.

Será que vai precisar trocar toda a mesa aquecida? Resolvemos esse problema diariamente. A boa notícia é que muito provavelmente você não vai precisar trocar nada.

Erro na Mesa Aquecida da Impressora 3D

Direto ao ponto, a causa geral desse problema está relacionada com o sistema de segurança da impressora. A placa vai pedir informações da temperatura para o termistor da mesa de tanto em tanto tempo. Se essa temperatura for muito distante da temperatura programada ou se não houver nenhuma medição, a placa vai entender que existe uma possibilidade de o termistor não estar funcionando.

Alguns erros que podem aparecer:

  • Printer halted
  • Heating Failed
  • Mintemp error bed
  • Bed preheat error
  • Thermal Runaway: Bed

Caso você não saiba, se o termistor não estiver funcionando a impressora não saberá quando ela deve parar de esquentar e então coisas mais sérias podem ocorrer a partir disso. Por isso existe esse sistema de segurança, seu nome é Thermal Runaway Protection. Então Como Resolver isso? Existem várias possibilidades, vamos começar com as mais simples até as mais avançadas.

PID Autotune

Resolvendo erro na mesa aquecida com PID – É um método automático que estuda a maneira mais inteligente de esquentar a mesa aquecida ou o hotend da impressora 3D. Nós já temos um artigo explicando o passo a passo de como calibrar o PID.

A partir daqui, se o PID não resolver, é importante que você identifique o motivo exato da mesa estar ativando a proteção. Observe instantes antes dela apresentar o erro, por exemplo: A impressora estava imprimindo e você observa que a temperatura da mesa que era para estar 60º C, na verdade, estava em 57º.

Nessa caso sua impressora está com dificuldades para manter a temperatura, e então se isso for um problema conhecido do modelo da sua impressora 3D, você poderá usar alguns métodos para aprimorar o sistema de aquecimento da mesa. Veja a dica a seguir:

Aprimoramento de Aquecimento

anti chamas impressora 3d

Resolvendo erro na mesa aquecida com upgrades –Manta para mesa aquecida, mosfet, regulagem da tensão da fonte, grossura dos cabos e entre outros. Você pode conferir mais afundo sobre esses métodos de aprimoramento do sistema de aquecimento assistindo nosso vídeo sobre esse assunto.

Ainda sobre as observações que precisa fazer no display antes do erro aparecer, pode ser que em alguns instantes o display apresente um ponto de interrogação para a temperatura, isso indica que por alguns instantes a conexão está sendo desfeita. Nesse caso você deve aplicar a seguinte solução:

Verificação da Conexão

Resolvendo erro na mesa aquecida com ajustes – Essa é uma das soluções que mais surpreendem as pessoas, se você já fez o PID, mas continua tendo problemas com o erro, é muito provável que essa seja a solução.

Como dito anteriormente, se não houver uma leitura a proteção também será ativada e é comum que as conexões de mesa aquecida acabem deixando folgas que permitem pequenas “ausências” de leituras. Isso ocorre por conta da mesa estar sempre em movimento. Em nossos testes, para resolver isso, geralmente uma simples manutenção já resolve o problema.

Por exemplo, no conector mais comumente usado nas impressoras 3D, você pode arrumar o cabo para ficar mais reto e se mover o mínimo possível durante as impressões, talvez imprimir algum aliviador de tensão ou remover os crimps com a ajuda de um objeto pontiagudo, dar uma leve apertada na conexão e então colocar de volta.

No atendimento de nossos clientes isso resolveu a maioria dos casos persistentes, porém é possível ir mais longe, você pode soldar os crimps diretamente nos pinos da mesa, essa já é a variação mais trabalhosa da verificação da conexão, porém certeira.

Edição do Firmware

Resolvendo erro na mesa aquecida com Firmware – Se não conseguir resolver seu erro com as dicas citadas até aqui é muito provável que tenha feito algo errado. Porém, se realmente acredito que fez tudo certo e nada funcionou, você pode tentar soluções mais “avançadas” que seriam a edição direta dos parâmetros usados pelo sistema de segurança. Confira a seguir:

  • define #WATCH_BED_TEMP_PERIOD
  • define #WATCH_BED_INCREASE

Quantos graus e quanto tempo a mesa precisa alterar para ativar o sistema? Como já informado no início do vídeo, você pode editar isso. Esse sistema pode ser chato, mas é fundamental então se for editar tente não aumentar muito, esses valores são baixos e devem permanecer baixos.

Índice

Última Atualização
03/07/2021
Autor
FelipeNS
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

×

Carrinho