Qual Bico é Compatível com a Ender 3?

Você esta querendo comprar um novo bico para sua ender 3, porém não sabe como identificar se ele será ou não compatível?

Separamos aqui tudo que precisa saber para nunca mais precisar da ajuda de ninguém para isso.

1.75mm ou 3.00mm?

Quando se está procurando um bico de reposição para uma impressora a primeira coisa a se notar é a informação que normalmente vem destacada no título “1,75mm“.

Isso nada mais é do que a informação de que aquele bico foi feito para ser usado com o filamento de 1,75mm de diâmetro, sim esse é o caso da Ender 3.

Essa é um padrão de título que os vendedores copiam uns dos outros mas que faz pouca diferença já que praticamente 99% dos filamentos do mercado hoje em dia são de 1,75mm.


A título de curiosidade, a outra opção(que não é compatível com a Ender 3) seria por exemplo o filamento de 3mm. Apesar de ser útil para impressões grandes, esse tipo de filamento foi criado ainda no início da impressão 3D. Com o avanço das fábricas esse filamento acabou sumindo aos poucos.

Tamanho da Rosca

bico Mk8 ou Mk10?

Uma informação muito importante mas que muitos usuários desconhecem é o tamanho da rosca do bico. Como explicado no artigo Qual Bico Escolher, O tamanho da rosca é representado utilizando expressões como por exemplo: M6 ou M7.

Isso mostra qual o diâmetro da rosca. O tamanho da rosca da Ender 3 é o M6, e isso significa que a rosca possui 6mm de diâmetro.

MK8 ou MK10?

Em resumo, impressoras com sistema MK8 usam bicos M6 e impressoras com sistema MK10 utilizam bicos M7.

Uma coisa que leva muitos usuários a fazerem confusão em relação a Ender 3 é que ela é vendida como uma impressora MK10. Então teoricamente, a Ender 3 deveria utilizar bicos M7, certo?

Não…e essa confusão toda é culpa da Creality. Isso porque, ela desenvolveu um hotend com sistema MK10, porém modificado para receber bicos M6.

Ela fez isso pois o sistema MK10 apresenta algumas vantagens, tais como uma menor chance de entupimento. Porém como os bicos M7 não são populares como os já dominantes M6, escolheu-se unir o melhor dos dois mundos.

Tamanho do Buraco

Diversos tamanhos de bicos para impressora 3d

Com as informações anteriores você já será capaz de selecionar o correto bico para sua Ender 3. Agora, só falta um detalhe, o tamanho.

Essa é a dúvida mais comum. Apesar de todos os tamanhos funcionarem, os usuári9os ficam perdidos na escolha. 0.2, 0.4, 0.5, 0.6…..e por ai vai. Qual escolher?

A ciência do tamanho dos bico vai muito além de um simples post para iniciantes como esse. No Guia de Erros 3D você poderá encontrar informações mais avançados, como por exemplo a relação entre as configurações do fatiador e o tamanho do bico.

Porém, em resumo é assim:

  • Bicos Grandes(0.5, 0.6, 0.8, 1.0, 1.2) – Quanto maior forem, imprimem mais rápido porém com menos precisão.
  • Bicos Pequenos(0.1, 0.2, 0.3) – Quanto menor forem, imprimem com mais precisão porém mais devagar.

Por isso o bico mais indicado para grande maioria dos casos é o 0,4. Pois ele se mantém na média em velocidade e qualidade. Pequeno suficiente para conseguir imprimir com camadas muito pequenas e grande o suficientes para deixar passar qualquer sujeira que poderia vir a entupir o bico.

Material do Bico

Latão ou aço inox? bico 3d

Há vários tipos bico com mateais diferentes por ai e quanto mais exótico mais caro.

Mas será que o preço tem haver com a qualidade?

O preço altera a qualidade sim, mas não da maneira que você está pensando. Os bicos mais caros não são melhores. Existe uma pequena diferença de qualidade, quando se compara bicos “mal feitos” com bicos “bem feitos“. Porém isso só é possível de se identificar abrindo os bicos, oque é inviável.

Já sobre a diferença de preço por conta da diferença dos materiais, a diferença principal entre os diferentes materiais de bicos consiste na sua “resistência a abrasão” de filamentos compostos.

Ou seja, o quanto o bico aguenta o uso de filamentos como por exemplo, filamentos de madeira, cerâmica, mármore, metal, etc… Isso porque esses filamento possuem aditivos em sua composição que deterioram os bicos mais “baratos” com muita facilidade.

A ordem de resistência dos bicos é assim: bico de latão<inox<aço endurecido<rubi

Portanto só compre os bicos mais caros se você usa com frequência os filamentos compostos.

Conclusão

Então, como recomendação geral, o bico compatível precisa ter as seguintes características:

  • Entrada para filamento 1,75mm
  • Rosca M6

Tamanho do buraco de extrusão recomendado – 0,4mm.
Material do bico recomendado – Latão.

Segue abaixo uma lista de bicos para você por em prática tudo que acabou de aprender:

Última Atualização
23/08/2019
Autor
FelipeNS
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
×

Carrinho