Resumo
A instalação consiste basicamente em três passos que podem ser completados em pouco tempo:
- Imprimir o suporte
- Inverter a direção (~5 min)
- Calibrar extrusora (~30 min)
Imprimindo o Suporte
Para a maioria das impressoras 3D esse suporte não é necessário, porém a extrusora da Ender 3 é posicionada de forma que quando a BMG é instalada diretamente na Ender 3 o filamento esbarra na barra roscada do eixo Z.
Para isso, a comunidade criou um robusto suporte para extrusora que permite que esse problema seja superado sem problemas de vibração.
Link do suporte: https://www.thingiverse.com/thing:3117704
Edit: Algumas Ender já estão vindo com suportes com o local de instalação um pouco mais para longe, permitindo a instalação sem a necessidade desse suporte impresso.
Invertendo a Direção do Motor
Edit: Algumas extrusoras BMG já estão vindo na direção correta de extrusão, então só efetue o procedimento abaixo caso perceba que esteja na direção errada. Caso contrário pule para o próximo passo.
Outra peculiaridade da Ender 3 é a forma como os cabos são montados. Se fizer a instalação da extrusora BMG sem antes fazer a inversão dos motores você não conseguirá imprimir.
Porém esse problema também pode ser facilmente resolvido. Para isso basta mudar a direção dos cabos. Segue o tutorial:
Mudando a direção dos fios
Essa é maneira mais fácil de fazer a inversão. Com algum objeto pontiagudo você levantará a tampinha que segura os cabos dentro da cápsula e irá puxar o cabo.
Segue a ilustração da direção original dos cabos e como eles devem ficar:
O usuário Hilbert reportou nos comentários que teve que inverter também a posição dos fios 1 e 2. Então fique atento a essa possibilidade.
Também é possível mudar a direção da extrusão via firmware, porém é bem mais trabalhosa.
Calibrando a Nova Extrusora
Para se certificar que a extrusão seja precisa é importante que toda impressora passe por um processo de calibração da extrusora. Com exceção das Ender 3 mais antigas todas outras poderão fazer essa configuração pelo próprio LCD.
A ideia é muito simples, você medirá se a quantidade de filamento que a impressora diz ter dito extrudado corresponde a quantidade real de filamento extrudado.
Para isso risque com alguma caneta o filamento logo onde ele entra na extrusora(esse será o ponto de referência), depois risque novamente 100mm adiante. Após isso, aqueça o hotend na temperatura do material e mande a extrusora movimentar 100mm de filamento.
Como extrudar 100mm: Prepare > Move Axis > Extruder > Move 10mm > +100.0
Quando terminar meça a distância do segundo risco para o ponto de referência. Dessa forma você verá se a calibração da sua impressora está precisa. Se você nunca fez isso, ela provavelmente não estará bem calibrada.
Utilize o seguinte cálculo para fazer a correção:
Os steps podem ser encontrados em: Control > Motion > Steps/mm > Esteps/mm
No exemplo da imagem, o erro do ponto de referência até o segundo risco foi de 15mm, e o Estep errado era de 85,4. Feita as correções o novo esteps será 100,47mm.
Na Ender 3 em específico um Estep muito comum encontrado após serem feitos os cálculos é de 415mm.
Pronto! Feito tudo isso a instalação da extrusora BMG para Ender 3 estará pronta!