Como Instalar Extrusora BMG na Ender 3

Se alguma vez já buscou imprimir filamentos flexíveis na Ender 3 ou caso tenha procurado upgrades de extrusora para a Ender 3, certamente você já ouvi falar da extrusora BMG.

Seus benefícios são bem conhecidos, mas muitos param quando descobrem que a instalação não é plug and play. Porém nesse tutorial vamos mostrar que a instalação é muito mais fácil do que se imagina.

Como Instalar Extrusora BMG na Ender 3

Resumo

A instalação consiste basicamente em três passos que podem ser completados em pouco tempo:

  • Imprimir o suporte
  • Inverter a direção (~5 min)
  • Calibrar extrusora (~30 min)

Imprimindo o Suporte

suporte-extrusora-bmg

Para a maioria das impressoras 3D esse suporte não é necessário, porém a extrusora da Ender 3 é posicionada de forma que quando a BMG é instalada diretamente na Ender 3 o filamento esbarra na barra roscada do eixo Z.

Para isso, a comunidade criou um robusto suporte para extrusora que permite que esse problema seja superado sem problemas de vibração.

Link do suporte: https://www.thingiverse.com/thing:3117704

Invertendo a Direção do Motor

Outra peculiaridade da Ender 3 é a forma como os cabos são montados. Se fizer a instalação da extrusora BMG sem antes fazer a inversão dos motores você não conseguirá imprimir.

Porém esse problema também pode ser facilmente resolvido. Para isso basta mudar a direção dos cabos. Segue o tutorial:

Mudando a direção dos fios

Essa é maneira mais fácil de fazer a inversão. Com algum objeto pontiagudo você levantará a tampinha que segura os cabos dentro da cápsula e irá puxar o cabo.

Segue a ilustração da direção original dos cabos e como eles devem ficar:

Como Instalar Extrusora BMG na Ender 3 1

Também é possível mudar a direção da extrusão via firmware, porém é bem mais trabalhosa.

Calibrando a Nova Extrusora

Para se certificar que a extrusão seja precisa é importante que toda impressora passe por um processo de calibração da extrusora. Com exceção das Ender 3 mais antigas todas outras poderão fazer essa configuração pelo próprio LCD.

A ideia é muito simples, você medirá se a quantidade de filamento que a impressora diz ter dito extrudado corresponde a quantidade real de filamento extrudado.

Para isso risque com alguma caneta o filamento logo onde ele entra na extrusora(esse será o ponto de referência), depois risque novamente 100mm adiante. Após isso, aqueça o hotend na temperatura do material e mande a extrusora movimentar 100mm de filamento.

Como extrudar 100mm: Prepare > Move Axis > Extruder > Move 10mm > +100.0

Quando terminar meça a distância do segundo risco para o ponto de referência. Dessa forma você verá se a calibração da sua impressora está precisa. Se você nunca fez isso, ela provavelmente não estará bem calibrada.

Utilize o seguinte cálculo para fazer a correção:

como calibrar extrusora

Os steps podem ser encontrados em: Control > Motion > Steps/mm > Esteps/mm

No exemplo da imagem, o erro do ponto de referência até o segundo risco foi de 15mm, e o Estep errado era de 85,4. Feita as correções o novo esteps será 100,47mm.

Na Ender 3 em específico um Estep muito comum encontrado após serem feitos os cálculos é de 415mm.

Pronto! Feito tudo isso a instalação da extrusora BMG para Ender 3 estará pronta!

Índice

Última Atualização
29/03/2020
Autor
FelipeNS
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
×

Carrinho