Review Anet A8 Plus – A Rainha das Impressoras Baratas Voltou?

Ótimo preço..Estoque no Brasil..sucessora de uma gigante..Só pode ser coisa boa não é mesmo?

A Anet A8 Plus parece ser uma A8 comum com todos os melhoramentos adotados pela sua comunidade ao longo do tempo, como o frame AM8 e fonte mais potente.

Mas será que ela é boa mesmo? Será que é melhor que a Ender 3? Descubra tudo isso nesse Review da Anet A8 Plus.

Review Anet A8 Plus – A Rainha das Impressoras Baratas Voltou?

Facilidade de Uso

O fator mais importante para um iniciante, será que você conseguirá mexer com essa impressora 3D? Será que é muito difícil?

Montagem

Assim como qualquer outro kit de impressora 3D, a Anet A8 Plus vem desmontada para facilitar o transporte.

Apesar de parecer coisa de outro mundo a ideia de se montar uma impressora 3D, você pode ficar tranquilo. Todo o processo de montagem é guiado por tutoriais de montagem, tanto em vídeo quanto em PDF o que possibilita que qualquer um seja capaz de monta-la sem dificuldades.

Você só precisará de tempo livre disponível. Se for um entendido do assunto é possível que você a monte em menos de 2 horas, porém se for um leigo pode levar de 5 horas para cima.

Nivelamento da Mesa

O nivelamento da mesa é manual, isso não é necessariamente ruim já que geralmente as impressoras 3D que vem com nivelamento automático de fábrica costumam apresentar muitos problemas.

A boa notícia é que a Anet decidiu melhorar o sistema de nivelamento na Plus. Agora você consegue ajustar o nivelamento apenas utilizando a porca de nivelamento.

Molas

Ainda referente a mesa, a Anet não fez melhorias nas molas da A8 Plus. É uma tendência do mercado hoje utilizar molas com mais rigidez e qualidade para garantir mais estabilidade e facilidade de uso.

As molas 65MN, garantem mais facilidade de uso pois elas tendem a segurar muito mais o nivelamento da forma ao qual você deixou. Em outras palavras, você precisa nivelar a mesa com muito menos frequência ao usar essas molas.

É um erro da Aner porém fácil de ser corrigido. Essas molas são baratas e você pode facilmente fazer esse upgrade por conta própria.

Firmware

Alguns aprimoramentos foram implementadas no firmware da Anet A8. Na verdade, não foram “implementadas”, apenas se permitiu que as melhorias entrassem.

Isso porque a Anet aprimorou sua placa para ser mais compatível com o firmware Marlin.

Facilidades como exemplo um sistema para guiar o usuário na mudança do filamento.

Segurança

Segurança, um item que geralmente passa despercebido em outas impressoras 3D mas que para a Anet A8 Plus tem um peso muito maior.

Isso porque sua antecessora tinha uma fama nada simpática de pegar fogo(muito raro mas acontecia).

Ciente desse fardo, a Anet fez melhorias significativas para evitar esse problema, tais como:

  • Adição do Thermal Runaway nativo – Esse função do firmware Marlin faz com sua impressora para de funcionar assim que for detectado que o sensor de temperatura da sua impressora não está lendo a temperatura. Isso evita que seu cartucho aquecedor continue esquentando sem parar por conta de algum problema(como o sensor se soltar do hotend).
  • Melhoria dos componentes da placa – Menos chances de algum componente causar problemas.

Estrutura

review-estrutura-a8-plus

Uma boa estrutura é a base de tudo em uma impressora 3D.

Design

A A8 Plus parece ter seguido o design a ideia de design de um antigo e popular upgrade da Anet A8.

O upgrade AM8, esse upgrade nada mais era que uma estrutura de alumínio em V-slot com montagem muito similar a A8 Plus porém em um tamanho menor.

Isso garante muito mais estabilidade para a impressora 3D.

Com um volume de impressão de 300*300*350mm essa impressora 3D ocupa um volume de 612*462*573mm após montada.

Ou seja, apesar de bem compacta ela é um pouco grande. É importante que você observe antes da compra se possui um local estável que suporte essas dimensões.

Outra questão que vale mencionar a respeito do design é a organização dos cabos. Os cabos continuam sem uma estratégia realmente eficiente de organização, e continuam também a acompanhar organizadores de plástico que não contribuem em nada com a apresentação da impressora.

Rigidez

Com perfis de alumínio em 20×20 e 20×40 a Anet A8 Plus possui uma estrutura muito boa. Isso contribui tanto na qualidade quanto velocidade que a impressora consegue entregar.

Superfície da Mesa

Ao contrário da tendência de superfícies flexíveis a Anet envia uma superfície comum com um vidro temperado para ser por em cima.

Apesar de estar na contramão isso não é uma escolha ruim, grande parte dos usuários de impressoras que utilizam superfícies flexíveis acabam uma ou outra migrando para as superfícies de vidro, que possuem propriedades muito boas, tais como:

  • Peças soltam fácil – Contribui para que as peças se soltem sozinhas após o resfriamento devido as suas propriedades materiais.
  • Fácil reposição – Se o vidro delaminar por conta de uma peça que grudou muito, você pode simplesmente comprar outro na vidraçaria mais próxima.

A parte negativa é que você provavelmente precisará da ajuda de algum tipo de cola para ajudar na aderência da primeira camada das suas peças impressas.

Qualidade de Impressão

A Anet A8 Plus possui uma boa qualidade de impressão. Apesar dos reviews iniciais não mostrarem peças muito satisfatórias, se feitos todos os ajustes para deixa-la alinhada e bem configurada para um bom filamento, você conseguirá peças limpas.

Exemplos de Peças Feitas na Anet A8 Plus

Alguns exemplos da qualidade das peças feitas pela comunidade.

Velocidade

Velocidade pode parecer algo interessante apenas para os apressados, porém uma impressora com boa velocidade de impressão e de aquecimento pode fazer toda a diferença.

Velocidade de Impressão

Uma boa estrutura ajuda a garantir uma boa qualidade de impressão e está diretamente ligado a velocidade máxima de 120mm/s que se consegue alcançar sem perdas muito consideráveis de qualidade.

Com toda sua boa estrutura era esperado um pouco mais de capacidade de velocidade máxima. Apesar de que você provavelmente nunca utilizará toda essa velocidade(é possível mudar essas configurações via firmware).

Essa velocidade um pouco limitada tem uma explicação. A A8 Plus utiliza o sistema Direct Drive. Esse sistema coloca o motor da extrusora(o motor que empurra o filamento) em cima do hotend.

Isso garante diversas melhorias na capacidade de impressão com diferentes materiais na impressora, porém gera também mais peso no hotend e portanto velocidades menores.

Velocidade de Aquecimento

Aquecimento da Mesa

Um dos fatores que mais influenciam na facilidade de uso da impressora é o quanto tempo ela demora para chegar na temperatura desejada de impressão.

Com uma fonte de 24V e 15A, a Anet para ter ouvido as vozes da comunidade e implementado esse que era um dos upgrades mais importantes na A8.

Isso porque a fonte original da primeira versão, era conhecida por ter componentes muito ruins e por não dar conta de esquentar a mesa(pelo não em menos de 30 minutos).

Materiais Aceitos

A capacidade de imprimir materiais diferentes está diretamente ligada as temperaturas máximas de 250ºC para o hotend e 100ºC para a mesa aquecida.

No caso da A8 Plus, além do bom aquecimento, seu hotend do tipo direct drive como dito anteriormente contribui para uma melhor qualidade na impressão de materiais diferentes.

Alguns exemplos de materiais aceitos: PLA, Flexible, ABS, PETG, Nylon, Wood, PVA, HIPS.

Manutenção

A manutenção da Anet A8 Plus, seja a curto ou a longo prazo, será necessária assim como para qualquer outra impressora 3D.

Impressoras 3D apresentarão pequenos problemas com frequência. Esses problemas são fáceis de se resolver sozinho. Ficar a mercê de suporte técnico(por melhor que ele seja) não é uma boa ideia.

Reposição e Upgrades

Por utilizar peças populares no mercado de impressão 3D é muito fácil encontrar peças para reposição ou upgrades da Anet A8 Plus.

A dúvida que pode surgir é se aquela peça realmente vai caber. Para isso criamos um guia de peças para a Anet A8 Plus que mostra as principais peças de reposição e upgrades específicos para essa impressora 3D.

Você pode conferir aqui: Link

Comunidade

Uma boa comunidade faz toda a diferença para uma impressora 3D. Um boa comunidade pode te ajudar respondendo suas dúvidas nos grupos ou por meio de tutoriais, vídeos, etc.

Tendo herdados as comunidades da sua antecessora A8, a Anet A8 Plus possui uma comunidade considerada gigantesca, tanto internacionalmente quanto nacionalmente.

Comunidade sugerida: Link

Anet A8 Plus ou Ender 3

Ambas estão sendo comercializadas no Brasil, ambas estão com bom preços e ambas possuem comunidades gigantescas..Decisão difícil não?

Apesar de ambas empatarem em diversos aspectos, existem aqui dois critérios que mudam o rumo do jogo que são a qualidade de impressão, preço e área de impressão.

A Ender 3 em nossas análises entregou um resultado um pouco melhor de impressão após a montagem. Portanto a recomendação é que se o preço estiver muito parecido vá de Ender 3, já se a A8 Plus estiver bem mais barata vá de Anet.

Porém existe uma outra alternativa favorável a A8 Plus que é a área de impressão. Se você possui uma real necessidade de uma mesa grande(300*300 da Plus contra 220*220 da Ender) vá de A8 Plus.

Conclusão

A Anet A8 Plus possui uma montagem demorada, boa qualidade de impressão, ótima estrutura, mesa grande e placa com firmware atualizado.

Logo essa é sim uma boa impressora 3D, sua montagem demorada fará se apegar a ela como nenhuma outra impressora e sua comunidade lhe dará suporte para qualquer eventual problema.

Você só precisa ficar atento a sua real necessidade de uma mesa grande de impressão 3D. Se não for tão necessária recomendamos outras impressoras como Ender 3 ou Tronxy XY-2.

Onde Comprar

Quais lugares recomendamos para se comprar a impressora 3D Creality CR-10 S5?

Última Atualização
17/11/2019
Autor
FelipeNS
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Este post tem 2 comentários

  1. Posso usar vidro comum na mesa dela?

    1. Sim, não faz diferença entre vidro caros ou baratos, portanto melhor ir de vidro comum mesmo.
      Compre nas dimensões de 300×300 com o altura que encontrar lá(3 á 5mm).

Deixe uma resposta

×

Carrinho