Review Longer LK4: Será que veio para ficar?

Uma impressora muito barata de uma nova marca, display gigante, estrutura similar a de outros grandes marcas, será que a Longer LK4 veio para ficar?

Confira nosso review/tutorial detalhado da impressora Longer LK4

Review Longer LK4: Será que veio para ficar?

Resumo

Uma fonte de potente de 24V e 15A, boa área de impressão, boa construção. Além de extras como display touch screen, perfil de alumínio repensado, sensor de fim de filamento e entre outros.

Tudo isso aliado a uma boa qualidade de impressão. Apesar de ser uma impressora nova não possui nada de realmente novo.

Facilidade de Uso

Review Longer LK4: Será que veio para ficar? 1

O fator mais importante para um iniciante, será que você conseguirá mexer com essa impressora 3D? Será que é muito difícil?

Montagem

Assim como qualquer outro kit de impressora 3D, a Longer LK4 vem desmontada para facilitar o transporte.

Como sempre falamos aqui, apesar de parecer coisa de outro mundo a ideia de se montar uma impressora 3D, você pode ficar tranquilo. Todo o processo de montagem é guiado por tutoriais de montagem, tanto em vídeo quanto em PDF o que possibilita que qualquer um seja capaz de monta-la sem dificuldades.

Você só precisará de tempo livre disponível.

Tempo de Montagem

Experiente: Se for um entendido do assunto é possível que você a monte em cerca de 30 minutos
Novato: Se for um leigo pode levar até 3 horas.

Nivelamento da Mesa

Com rodas medianas(poderiam ser maiores) consegue-se um nivelamento manual bem prático, você conseguirá nivelar essa mesa em poucos minutos sem dor de cabeça.

Nota-se também que a Longer se preocupou em colocar molas para mesa decentes desde o lançamento da impressora. Isso ajuda a manter seu nivelamento manual por mais tempo.

Estrutura

Review Longer LK4: Será que veio para ficar? 2

Uma boa estrutura faz toda a diferença em uma impressora 3D. Será que a estrutura diferenciada da LK4 traz realmente melhorias?

Design

A primeira coisa que se nota nas impressoras Longer é sua estrutura diferente das demais.

Primeiramente com seus pés altos que deixam bastante espaço livre em baixo da impressora e que são a marca característica das impressoras Longer(tradução literal: “mais longa”).

E em seguida, a parte frontal de seus perfis que são lisas, sem as entradas tradicionais dos perfis em V. Eles garantem que isso trás mais estabilidade mas não percebemos nenhuma diferença. Além disso as entradas tradicionais em V permitem a instalação de alguns outros upgrades futuros e que nesse caso ficam impedidos de serem usados.

Tamanho

Como toda sua eletrônica fica debaixo da impressora ela consegue ser bem compacta. Com um volume de impressão de 220*220*250mm essa impressora 3D ocupa um espaço de 425*402*505mm após montada.

Organização dos Cabos

A organização dos cabos é boa e prática. Ela utiliza um organizador de cabos ligeiramente rígido que se abre para maior facilidade no manuseio dos cabos.
A praticidade vem com o custo da aparência da impressora ficar prejudicada. Se isso for um problema você usar malhas expansíveis.

Superfície da Mesa

Ao contrário da tendência de superfícies flexíveis a LK4 utiliza um vidro temperado que vai em cima da mesa aquecida.

Apesar de estar na contramão isso não é uma escolha ruim, grande parte dos usuários de impressoras que utilizam superfícies flexíveis acabam uma ou outra migrando para as superfícies de vidro, que possuem propriedades muito boas, tais como:

  • Peças soltam fácil – Contribui para que as peças se soltem sozinhas após o resfriamento devido as suas propriedades materiais.
  • Fácil reposição – Se o vidro delaminar por conta de uma peça que grudou muito, você pode simplesmente comprar outro na vidraçaria mais próxima.

Qualidade de Impressão

Review Longer LK4: Será que veio para ficar? 3

A Longer LK4 possui uma boa qualidade de impressão. Após feitos todos os ajustes no fatiador consegue-se ótimos resultados.

Isso porque ela possui tudo(e mais alguns extras) que impressoras semelhantes como a Ender 3, Tevo Tarantula Pro, Anet A8 Plus possuem.

Exemplos de Peças Feitas na Longer LK4

Alguns exemplos da qualidade das peças feitas pela comunidade.

Velocidade

Velocidade pode parecer algo interessante apenas para os apressados, porém uma impressora com boa velocidade de impressão e de aquecimento pode fazer toda a diferença.

Velocidade de Impressão

Apesar de não conseguirmos observar as prometidas “melhorias de estabilidade” desse novo tipo de perfil, ele consegue manter uma boa estabilidade.

Isso garante uma boa velocidade de impressão de até 120mm/s que se consegue alcançar sem perdas muito grandes na qualidade da peça.

Velocidade de Aquecimento

Uma ótima aposta dessa impressora é sua fonte de 24V e 15A. Isso garante o poder de fogo necessário para você conseguir deixar sua mesa pronta para impressão em poucos minutos.

Materiais Aceitos

A capacidade de imprimir com os materiais mais comuns do mercado está diretamente ligado a potência da fonte.

Como dito anteriormente a Longer LK4 possui uma fonte potente e com isso consegue imprimir com os mais tradicionais filamentos do mercado.

Filamentos como: PLA, Flexible, ABS, PETG, Nylon, Wood, PVA, HIPS.

Manutenção

Review Longer LK4: Será que veio para ficar? 8

A manutenção da Longer LK4, seja a curto ou a longo prazo, será necessária assim como para qualquer outra impressora 3D.

Impressoras 3D apresentarão pequenos problemas com frequência. Esses problemas são fáceis de se resolver sozinho. Ficar a mercê de suporte técnico(por melhor que ele seja) não é uma boa ideia.

Reposição e Upgrades

Por utilizar peças populares no mercado de impressão 3D é muito fácil encontrar peças para reposição ou upgrades da LK4.

A dúvida que pode surgir é se aquela peça realmente vai caber. Para isso criamos um guia de peças para Longer LK4 que mostra as principais peças de reposição e upgrades específicos para essa impressora 3D.

Você pode conferir aqui: Link

Longer LK4 ou Ender 3

Ambas entregam qualidades e vantagens similares. A Longer costuma ser encontrada por preços melhores porém possui uma comunidade pequena.

Como não há diferenças significativas (ex. uma placa de 32 bits) a melhor escolha será dada dependendo do preço. Se a Ender estiver R$150 ou mais acima da Longer valerá mais a pena ir de Longer.

Caso contrário vá de Ender 3, pois uma comunidade grande faz toda a diferença.

Especificações

  • Fabricante: Longer
  • Ano de lançamento: 2019
  • Volume de impressão: 220 x 220 x 250 mm
  • Sistema de alimentação: Bowden
  • Temperatura máxima do hotend: 250ºC
  • Temperatura máxima da mesa: 110ºC
  • Tamanho do bico: 0,4mm
  • Diâmetro do filamento: 1,75mm
  • Nivelamento: Manual
  • Conexão: USB, Cartão SD
  • Sensor de filamento: Não
  • Câmera: Não
  • Materiais aceitos: Materiais mais comuns(PLA, ABS, PETG)
  • Tamanho da impressora: 425 x 402 x 505 mm
  • Peso: 7,8kg

Conclusão

A impressora entrega todas as funções e peças que normalmente se encontra nas impressoras campeãs do custo benefício. Tais como: Uma fonte de potente de 24V e 15A, boa área de impressão e boa construção.

Além disso, ela trás também itens extras como: Display touch screen, perfil de alumínio repensado, sensor de fim de filamento e entre outros.

Tudo isso garante uma boa qualidade final de impressão. Esperávamos um pouco mais, porém parece que a impressão 3D em si ainda precisa se desenvolver mais para que as impressoras de entrada possam melhorar.

Índice

Última Atualização
26/07/2020
Autor
FelipeNS
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
×

Carrinho