Review Sapphire Pro

Uma verdadeira Core XY que conta com um sistema de trilhos lineares e placa de 32 bits. Tudo isso pela metade do preço de impressoras similares, parece muito bom para ser verdade né?

Confira todos os detalhes sobre essa impressora 3D nesse review da Two Trees Sapphire Pro.

Review Sapphire Pro

Versões da Impressora

Histórico da Sapphire Pro

Alguns nomes que costumam gerar confusões:

Sapphire Pro é uma versão mais atualizada da antiga “Sapphire S”.

Sapphire Plus é uma versão da Sapphire Pro só que com uma área maior(e mais algumas outras pequenas diferenças).

Facilidade de Uso

O fator mais importante para um iniciante. Será que você conseguirá mexer nessa impressora 3D? Será que é muito difícil?

Montagem

Assim como qualquer outro kit de impressora 3D, a Sapphire PRO vem desmontada para facilitar o transporte.

Como sempre falamos aqui no blog, apesar de parecer, coisa de outro mundo a ideia de se montar uma impressora 3D, você pode ficar tranquilo.

É uma montagem um pouco mais difícil que impressoras cartesianas tradicionais como a Bluer e Ender mas todo o processo de montagem é guiado por tutoriais tanto em vídeo quanto em manual impresso. Isso possibilita que qualquer um seja capaz de monta-la sem dificuldades.

Você só precisará de tempo livre disponível.

Tempo de Montagem

Experiente: Se for um entendido do assunto é possível que você a monte em cerca de 1h á 1h 30min.
Novato: Se for um leigo pode levar até 3 horas.

Estrutura

Corexy XY + Trilhos Lineares

É em sua estrutura que estão os maiores diferenciais da Sapphire Pro. São esses diferenciais que deixam suas concorrentes para trás.

São também os diferenciais que deixam a impressora um pouco mais complexa. É perfeitamente possível um iniciante utilizar essa impressora, porém, certamente a curva de aprendizado será um pouco maior.

Core XY

Ela utiliza a famosa técnica de montagem de estrutura “Core XY“. Até então, isso era algo não existente entre as impressoras “baixo custo”.

A CoreXY é um sistema bem menos intuitivo que o tradicional cartesiano(Ender 3, Bluer…). Nele os eixos X e Y estão conectados de forma que quando você mexe um, o outro também se move.

Isso traz algumas vantagens como mais leveza e possibilidade de se alcançar maiores velocidades. É importante entender isso, pois algumas impressoras como, por exemplo, a Ender 5 muitas vezes é vendida como CoreXY quando, na verdade, não é.

Dica: O sistema Core XY possui uma dependência maior das correias, então deverá manter-se muito atento a tensão das correias.

Trilhos lineares

Entrando ainda mais sério na disputa “funcionalidades premium em impressoras baratas” a Two Trees colocou um sistema de trilhos lineares para os movimentos do X e Y.

Esses trilhos costumam ser muito caros, suas vantagens se resumem a um movimento mais preciso e rápido.

Dica: Lember de limpar os eixos ocasionalmente para não deixar acumular muita poeira.

Chapas de Aço Reforçadas

As chapas de aço que constituem a estrutura da impressora são bem grossas e sólidas o que ajuda muito na estabilidade.

Tamanho

Como o sistema CoreXY possui um ótimo aproveitamento de área e toda a eletrônica da Sapphire fica na parte debaixo ela consegue ser muito compacta.

Com um volume de impressão de 235*235*235mm essa impressora 3D ocupa um espaço de 405*360*480mm após montada e pesa aproximadamente 11,5kg.

Até mesmo impressoras aparentemente pequenas como a Longer LK4 e Ender 3 possuem áreas montadas maiores.

Organização dos Cabos

A organização dos cabos é boa e prática. Ela utiliza um organizador de cabos ligeiramente rígido que se abre para maior facilidade no manuseio dos cabos.
Alguns não curtem a rigidez desse organizador de cabos. Se isso for um problema você pode usar malhas expansíveis.

Display

Essa impressora possui um display touchscreen da Makerbase, ele possui uma boa sensibilidade ao toque. Algumas versões mais antigas do menu eram pouco intuitivas, no entanto, isso vem melhorando e hoje em dia o cenário já está bem fluído.

Existem também firmwares mais atualizados para displays touchscreens com todas as funções dos displays tradicionais. Em breve teremos artigos abordando como fazer essas atualizações na Sapphire Pro.

Superfície da Mesa

A Sapphire Pro utiliza uma superfície flexível que pode ser colada na mesa de impressão ou em uma superfície de vidro.

As mesas de impressoras 3D costumam ter pequenas ondulações em sua superfície oque pode prejudicar as primeiras camadas, nesse caso seria melhor utilizar uma superfície de vidro por serem mais “retas”.

No entanto, as mesas de vidro adicionam um peso extra na mesa que pela lógica da inércia pode não ser bom.

Se pretende imprimir apenas com PLA recomendamos que use a superfície flexível. Mas se pretende usar bastante ABS recomendamos que adquira um vidro comum de 235×235 de 3 á 5mm de espessura em qualquer vidraçaria.

Qualidade de Impressão

A Sapphire Pro possui uma ótima qualidade de impressão. Após feitos todos os ajustes no fatiador consegue-se resultados de peças que mais parecem injetados.

Para um iniciante pode ser um pouco mais demorado alcançar esse resultado por conta da maior complexidade.

Exemplos de Peças Feitas na Sapphire Pro

Review Sapphire Pro
Alguns exemplos da qualidade das peças feitas pela comunidade.

Velocidade

Velocidade pode parecer algo interessante apenas para os apressados, porém uma impressora com boa velocidade de impressão e de aquecimento pode fazer toda a diferença.

Velocidade de Impressão

Estrutura reforçada – Como mostrado anteriormente aqui no Review Sapphire Pro. Sua estrutura é robusta e isso é de vital importância na velocidade máxima de alcançada.

Extrusora BMG – Sua extrusora BMG também contribui com isso. Entregando mais torque e uma resposta mais eficiente da extrusão do filamento.

Correias Clone Gates – Também conhecidas como correias anti-skid, elas possuem uma melhor aderência e portanto um menos índice de perda de passos em comparação com os modelos tradicionais. Isso resulta em uma possibilidade ainda maior de velocidade.

Placa de 32 bits com TMC2208 – Sua maior capacidade de memória e processamento lhe garantem mais velocidade ao se gerar os cálculos dos movimentos.

Tudo isso garante uma boa velocidade de impressão de até 150mm/s que se consegue alcançar sem muita dificuldade e sem perdas muito significativas na qualidade da peça.

Velocidade de Aquecimento

Uma ótima aposta dessa impressora é sua fonte de 24V e ótima mesa aquecida. Isso garante o poder de fogo necessário para você conseguir deixar sua mesa pronta para impressão em poucos minutos.

Além disso, a Saphire Pro possui um cartucho aquecedor de 50W que garantem pelo menos uns 25 segundos a menos de espera para o aquecimento total.

Materiais Aceitos

A capacidade de imprimir com os materiais mais comuns do mercado está diretamente ligado a potência da fonte.

Como dito anteriormente aqui na Review Sapphire Pro, ela possui uma fonte potente e com isso consegue imprimir com os mais tradicionais filamentos do mercado.

Em baixo da mesa, existe uma manta de isolamento que ajuda a manter a temperatura desejada.

Além disso, a extrusora BMG permite uma maior facilidade em se trabalhar com filamentos flexíveis.

Exemplos de filamentos aceitos: PLA, Flexível, ABS, PETG, Nylon, Wood, PVA, HIPS.

Manutenção

A manutenção da Sapphire Pro, seja a curto ou a longo prazo, será necessária assim como para qualquer outra impressora 3D.

Impressoras 3D apresentarão pequenos problemas com frequência. Esses problemas são fáceis de se resolver sozinho. Ficar a mercê de suporte técnico(por melhor que ele seja) não é uma boa ideia.

Reposição e Upgrades

Por utilizar peças populares no mercado de impressão 3D é muito fácil encontrar peças para reposição ou upgrades da impressora 3D Bluer.

A dúvida que pode surgir é se aquela peça realmente vai caber. Para isso criamos um guia de peças para Sapphire Pro que mostra as principais peças de reposição e upgrades específicos para essa impressora 3D.

Você pode conferir aqui: Link

Resumo dos diferenciais da Bluer

Resumo Review Bluer

Bluer ou Sapphire Pro

Ambas possuem muitas similaridades de peças. Mas existem algumas diferenças:

  • Sapphire Pro conta com sistema Core XY e trilhos lineares.
  • Sapphire Pro pode ser fechada com muito mais facilidade ou dependendo da loja pode ser adquirida já tampas acrílicas.
  • Bluer possui 75mm a mais de altura de impressão.

Sapphire Pro ou Sapphire Plus

Ambas são muito similares, com a diferença principal sendo o tamanho da área de impressão.

Sapphire Pro: 235x235x235
Sapphire Plus: 300x300x350

Se você ainda não sabe bem oque pretende imprimir, normalmente a melhor opção é escolher uma de menor área, mas se tem certeza que vai imprimir coisas maiores, a Plus é a melhor opção.

Especificações

  • Fabricante: Two Trees
  • Ano de lançamento: 2020
  • Volume de impressão: 235 x 235 x 235 mm
  • Sistema de alimentação: Bowden
  • Temperatura máxima do hotend: 260ºC
  • Temperatura máxima da mesa: 100ºC
  • Tamanho do bico: 0,4 mm
  • Diâmetro do filamento: 1,75 mm
  • Nivelamento: Manual
  • Conexão: USB, Cartão SD
  • Sensor de filamento: Não
  • Câmera: Não
  • Materiais aceitos: Materiais mais comuns(PLA, ABS, PETG)
  • Tamanho da impressora: 405 x 360 x 480 mm
  • Peso da impressora: 11,5 kg

Conclusão Review Sapphire Pro

A Two Trees Sapphire Pro foi primeira a introduzir peças e funcionalidades premium em uma impressora “barata” e continua sendo uma das únicas com esse título.

Não é atoa, muitas empresas não querem perder sua margem de lucro com peças caras.

Em questão de custo benefício ela empata com a Bluer. Com o diferencial de possibilidade de fechamento e um pouco mais de capacidade de velocidade.

Por conta da maior complexidade talvez a curva de aprendizagem seja um pouco mais demorada para um iniciante que escolher a Sapphire Pro.

Onde comprar

No momento, a melhor opção para se obter a Sapphire Pro é comprando na Bannggod.

Índice

Última Atualização
28/12/2020
Autor
FelipeNS
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
×

Carrinho