Top 8 Upgrades Impressora 3D Bluer

Você já deve saber que a Bluer não tem muitas opções de upgrade, mesmo assim, todos nós somos contagiados pela vontade de acrescentar melhorias.

A pergunta que fica é, existe algum upgrade realmente útil para a Bluer? Segue abaixo os melhores upgrades que podem trazer alguma melhoria real para a impressora 3D Bluer.

Top 8 Upgrades Impressora 3D Bluer

Como já devem conhecer temos um guia de peças onde mostramos todas as peças compatíveis tanto para upgrade quanto reposição da Bluer. Porém, nesse artigo abordaremos mais afundo sobre os upgrades realmente úteis, se vale a pena usa-los e como usa-los.

TMC2209

TMC2209

Esse é o único upgrade prático que traz melhorias “mensuráveis”. Apesar de a Bluer já vir com drivers silenciosos(TMC2208 aka TMC2225), eles estão presente apenas para os motores X e Y. Os motores do Z e extrusora acompanham drivers A4988 comuns por serem menos necessários.

Você poderá substituir qualquer um dos drivers antigos pelos TMC2209, vai da sua preferência se vai trocar apenas 1, 2, 3 ou 4. Vamos dar algumas dicas abaixo para te ajudar a escolher:

  • Eixo Z – Durante a impressão, por conta da baixa velocidade o eixo Z não fará barulho(se o seu faz tente afastar a haste do motor e barra).
  • Eixo E – Quem normalmente faz mais barulho é a extrusora(durante as retrações).
  • Eixo X e Y – Os drivers 2209 são upgrade dos 2208 que vem na impressora. Fazer essa substituição não trará mais silêncio mais trará algumas novas funções que podem ser úteis para quem gosta de explorar o Marlin.

Obs1: Após fazer a instalação, será necessário fazer a alteração de direção do E e Z no firmware caso contrário o movimento acontecerá na direção oposta. Também é possível apenas inverter os cabos, mas em nossa experiência com clientes, é mais seguro o método por firmware.

Obs2: A Bluer vendida na Acelera3D já acompanha drivers 2209 pré-instalados sem necessidade de configuração.

Acoplador de Elastômero

Esse é um daqueles upgrades que a peça é realmente melhor, mas, na prática, não há evidências de que realmente mude algo já que é difícil mensurar as diferenças.

No caso, o elastômero presente no centro desse acoplador possui propriedades que ajudam na neutralização das vibrações de forma muito suave.

Porca POM Anti Folga

A porca POM tem um encaixe mais preciso, e por conta das propriedades do material na barra possui uma movimentação mais fluída que a porca original.

Apesar do material por si só já ter um encaixe mais firme e preciso, essa porca conta também com um sistema anti-folga. Muito útil para eliminar possíveis folgas.

Existe também uma melhoria na redução de ruídos. Como dito anteriomente durante a impressão você não notará o eixo Z. Mas no homing(sem tmc) essa porca poderá fazer diferença.

BLTouch

upgrade-bltouch-impressora-3d

Esse é um upgrade para quem busca a função específica de nivelamento automático.

Para quem não está conseguindo manter o nivelamento da mesa e anda perdendo muito tempo refazendo-o, certamente esse é um upgrade que vai ajudar muito.

Suporte para BLTouch do usuário Cid da comunidade Bluer BR: Link

Mesa de Vidro

Upgrade-mesa-de-vidro-impressora-3d

Caso queira imprimir em ABS ou sua superfície original estragou. Uma boa solução é utilizar uma plataforma de vidro comum que poderá adquirir em qualquer vidraçaria.

Medidas: 235x235mm de 3 á 5mm de espessura.

Graxa Branca de Lítio

Como dito anteriormente, se seu eixo Z estiver fazendo barulho durante as impressões isso pode ter haver com o fato de as hates do motor e barra estarem arrastando uma na outra.

Já durante o homing, o barulho é um pouco mais alto mesmo. No entanto, com a graxa branca de lítio esse rúido da uma boa suavizada.

Octoprint

upgrade-Raspberry-para-impressora-3d

Com uma raspberry você será capaz de controlar sua impressora pelo celular, colocar uma câmera e vijiar suas impressões remotamente e entre outras funções.

É um upgrade mais avançado, mas para quem curte praticidade pode ser uma ótima escolha.

Upgrades Imprimíveis

Guia de Filamento/PTFE

O próprio sensor de fim de filamento já funciona como um guia de filamento. A função desse guia impresso então seria apenas para evitar desgaste do sensor de fim de curso.

Isso porque, como o filamento entra sempre arrastando no mesmo local do sensor, com o tempo ele pode acabar comendo a entrada do sensor.

Link do guia de filamento: Link

Outra solução ainda mais simples é encaixar o pedaço de tubo ptfe na entrada do sensor.

Mas esse desgaste é bem demorado e muitas vezes nem ocorre, então não se preocupe muito. Qualquer coisa você pode também comprar um novo.

Índice

Última Atualização
25/04/2021
Autor
FelipeNS
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
×

Carrinho